REINALDO SILVA
Da Redação
Assim o evangelista Lucas narrou o anúncio do nascimento de Jesus:
E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. (Lc 2, 9-12)
O menino divino. Deus feito homem para salvar a humanidade. Nascido no seio de uma família humilde. Celebrado como a fonte primordial de esperança para todas as raças. O amor puro e pleno.
O mistério cristão do nascimento de Jesus é motivo de festa. O Natal é inspiração para reuniões de pessoas que se amam e trocam afeto.
Uma viagem especial, um encontro em casa, um passeio ao ar livre. O importante é estar junto.
Para marcar esta data que conduz a novos começos, o Diário do Noroeste conversou com moradores de Paranavaí. Os depoimentos mesclam elementos religiosos, solidariedade e alegria.
A empresária Julia de Almeida Lourenço levou os sobrinhos Valentina e Miguel para uma tarde na Praça dos Pioneiros. A mãe dela, Vera Lúcia de Almeida, estava com eles. Julia resume o que o Natal representa para ela e a família: “É alegria, felicidade”. O aspecto da fé também aparece no discurso da empresária: “Não podemos perder o foco, que é o nascimento de Jesus”.
Jheniffer Fernanda Ramos é agente de endemias. Dedicou um tempinho para levar as crianças à Praça dos Pioneiros. Ver as luzes da decoração natalina encheu de brilho os olhos das pequenas Yasmin e Sofia. Para Jheniffer, “Natal é família, união. É uma data que aproxima as pessoas” e desperta sentimentos positivos. A pequena Yasmin, de 7 anos, adorou o passeio pela terra mágica do Natal.
Este será o primeiro Natal de Manuela. Prestes a completar 1 ano, a menina se diverte com o piscar das luzes. A mãe, Caroline Leonardo, professora, fez questão de levar a pequena para um passeio natalino, afinal o que mais importa “é estar com quem você realmente ama”. Caroline quer que a filha aprenda, desde cedo, a compartilhar o amor; e não é o Natal uma época propícia para isso?
“Família é tudo. Quanto mais próxima, melhor.” As palavras da dona de casa Pamela Cristina Moreira ganham formas de abraço e aconchego. Ela leva o filho Caleb no colo para uma visita ao Parque Ouro Branco. A decoração remete aos símbolos de Natal, mas o que não pode ser esquecido, diz, é o nascimento de Jesus. O marido de Pamela, João Vitor, e a mãe dela, Graciosa, também estavam no passeio.
Cristiane Soares é balconista. Ela leva os filhos Adrielly e Hugo Gabriel para ver as luzes de Natal no Parque Ouro Branco. O amiguinho Gabriel os acompanha. Momentos como esse ajudam a criar memórias e moldam o futuro das crianças. E se o Natal representa esperança, nada mais importante do que estar com pessoas que são a manifestação da essência do amor, a família e os amigos.
O ritmo acelerado do dia a dia exige momentos de lazer. O descanso traz qualidade de vida. Melhor ainda se os filhos estiverem juntos. A dona de casa Adriele Moura levou Maria Clara e João Miguel ao Parque Ouro Branco. Enquanto as luzes natalinas brilhavam sob as cores do fim de tarde, Adriele se sentia iluminada por estar com a família. “É muito importante estar com quem a gente ama.”
A técnica em enfermagem Maria Eduarda Carreira e a filha Maria Isis visitaram o Papai Noel. O sorriso no rosto das duas não deixa dúvidas: estão felizes por compartilhar um momento tão especial. Mas é preciso lembrar o verdadeiro motivo para celebrar: “Não é só sobre o Papai Noel. É, principalmente, sobre o nascimento de Jesus”. A alegria de estar com a família também é importante.