Artigo 1º – A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Quem lê a nossa opinião de hoje certamente sabe que a introdução é o artigo 1º da Constituição da República Federativa do Brasil. Se o País é indissolúvel, hoje somos todos do Rio Grande do Sul. Os 26 estados e o Distrito Federal são formados neste momento por gaúchos, simbolicamente.
Do ponto de vista econômico, o Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro, respondendo por 6,5%. Portanto, salvar o nosso vizinho é, em alguma medida, salvar o Brasil. O Rio Grande do Sul é um agrupamento de pessoas elegantes; de um povo que fala o português perfeito; de gente literalmente guerreira (a história mostra isso); do indígena, do negro, do mestiço, do europeu. Em comum têm muito orgulho de ser. É essa força que fará a unidade da federação renascer, tão forte, tão pujante, tão orgulhosa…
Nossa proposta é reflexão e não censura. Portanto, vamos reconhecer que o brasileiro abraçou o gaúcho. Em Paranavaí, por exemplo, as entidades, clubes de serviço, gente do povo e instituições governamentais estão mobilizadas. Para socorrer os irmãos vale apenas um gesto: abrir o coração. Uma pequena doação financeira, um fardinho de água, uma comida não perecível (enlatados e biscoitos, preferencialmente, pois podem ser consumidos imediatamente) são bem-vindos.
O carinho também é necessário. Pare com as piadinhas de duplo sentido, com os maus hábitos de convivência. Se é o seu caso, pare também de espalhar mentiras (fake News são apenas mentiras com grife e fazem tão mal quanto). Se você não comprovou, não passe adiante. E observe que comprovar não é ouvir outros eventualmente desavisados. A comprovação é científica, é documento, é fato. Resumindo: sua excelência o fato.
Hoje, período de lembrar o Dia das Mães, nós, homens e mulheres, sejamos um pouco mães do Rio Grande do Sul. Um a braço de Paranavaí, nossa mãe gaúcha.