Reforçar e melhorar as condições de trabalho de entidades assistenciais que prestam auxílio a milhares de pessoas em todo o Paraná. Esse é o foco do Fortalece Paraná, programa do governo estadual que chegou a novos municípios do Noroeste nesta quinta-feira (22).
Em visita a Paranavaí, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, recebeu prefeitos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) para entregar equipamentos que vão fortalecer a estrutura de instituições de assistência social em 14 municípios.
“O trabalho social, a convivência, o fortalecimento de vínculos mudam a vida das pessoas. Às vezes, uma roda de conversa para uma criança, para um idoso, para uma mulher, é importante. Você leva carinho, você leva acalanto”, observou o secretário, destacando que o governo olha com atenção o serviço prestado pelas entidades, que complementam a atuação do poder público.
Nesta etapa do programa, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família selecionou pelo menos 16 municípios do Noroeste, 14 deles da região da Amunpar, para a entrega dos kits com eletrodomésticos e eletrônicos. São fogões, freezers, geladeiras, fornos elétricos, lavadoras de roupas, além de equipamentos de multimídia, como caixas de som e microfones.

Foto: Ivan Fuquini
Receberam os kits nesta quinta-feira:
- Itaúna do Sul
- Tamboara
- Amaporã
- Jardim Olinda
- Marilena
- Nova Aliança do Ivaí
- Paranapoema
- Planaltina do Paraná
- Porto Rico
- Santa Cruz do Monte Castelo
- Santa Mônica
- Santo Antônio do Caiuá
- São Carlos do Ivaí
- São João do Caiuá

Foto: Ivan Fuquini
A iniciativa
Os municípios integram uma das estratégias do programa, que pretende priorizar, num primeiro momento, cidades com até 10 mil habitantes.
De acordo com Carboni, o olhar mais atento a esses locais se dá pelas dificuldades enfrentadas por eles na conquista de recursos públicos. “Tem municípios pequenos [que] têm uma qualidade de vida muito boa. Mas é notória a dificuldade de equipamentos públicos, de espaços públicos, de entidades. [Estamos] acudindo quem mais precisa”, disse.
Após esse primeiro passo, o objetivo é expandir o Fortalece Paraná. “Nós vamos fazer uma nova aquisição esse ano. Mas a ideia é avançar [para] que a gente possa atender outros municípios”, adiantou o secretário.
A escolha das entidades que receberão os equipamentos fica a cargo de cada município contemplado no programa.
A retomada do cronograma regional do Fortalece Paraná passou, ainda, por Cianorte e Umuarama. Com essa etapa, a iniciativa amplia de forma significativa sua cobertura: somadas às 115 cidades já atendidas até dezembro, mais 33 municípios passam a receber os kits, totalizando 148 localidades contempladas. A meta do Governo do Estado é alcançar 206 municípios em todo o Paraná.



