Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

ATENÇÃO

OAB de Paranavaí alerta: cresce o número de registros do golpe do falso advogado

Orientação primordial é: ao receber mensagem de texto ou ligação de número desconhecido pedindo dinheiro, bloqueie o contato imediatamente

A notícia que chega pelo aplicativo de mensagens é animadora: “Olá! Ganhamos aquela ação!”.

A foto do advogado dá credibilidade e induz ao erro: “Para liberar os valores, preciso que você acesse este link e faça o pagamento do boleto!”.

Atenção, é golpe.

O alerta é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Paranavaí, Anderson Donizete, que explica a forma como o golpista age. “Ele usa um número de telefone aleatório e insere ali a fotografia do advogado. Normalmente, esses falsos advogados fazem uma proposta. Falam: ‘Ganhamos a ação e para receber esses valores você deve fazer um depósito ou um PIX’. Isso é mentira.”

Anderson Donizette revela a preocupação com a grande incidência de casos em Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini

As instâncias judiciais estadual, federal ou trabalhista não requerem qualquer tipo de pagamento antecipado.

A orientação para evitar qualquer problema é simples: ao receber mensagem de texto ou ligação de número desconhecido com teor semelhante, bloqueie o contato imediatamente.

Na dúvida, use outros canais de comunicação para confirmar a veracidade da fonte, por exemplo, o telefone fixo do escritório de advocacia. Se a desconfiança persistir, vá pessoalmente e converse com a equipe.

Os estelionatários costumam ser persistentes e persuasivos, por isso há situações em que a insistência e o poder de convencimento levam a vítima a compartilhar a tela do celular, disponibilizar dados pessoais e até mesmo clicar em links que permitam acessar todas as contas registradas no aparelho. O prejuízo pode ser grande.

A concretização do golpe exige resposta imediata. Donizete enfatiza a necessidade de fazer o boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil (PC) e pede que a vítima reporte o caso também à OAB. É importante reunir capturas de telas e áudios, que servirão como prova durante a investigação.

Anderson Donizette revela a preocupação com a grande incidência de casos em Paranavaí
Foto: Ivan Fuquini

Segundo o presidente da Subseção de Paranavaí, diferentes entidades estão concentrando esforços para identificar e punir os golpistas. Além da PC e da OAB, integram a força-tarefa o Poder Judiciário e o Ministério Público.

O trabalho, no entanto, não garante a recuperação dos valores transferidos. Assim que recebem o dinheiro, os estelionatários distribuem em diferentes contas bancárias, o que dificulta o rastreamento.

Serviço

A denúncia à OAB pode ser feita no site denuncia.oabpr.org.br. A entidade também disponibiliza materiais com outras informações sobre a forma de agir dos golpistas e como as vítimas devem proceder.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação

Compartilhe: