REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, lançou a campanha “OAB vai à escola”, que tem como objetivo incentivar alunos de 16 e 17 anos de idade a fazer o alistamento eleitoral.
O voto é facultativo para pessoas dessa faixa etária e só passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Mesmo assim, a participação no processo fortalece a democracia. “É uma campanha de cidadania. Queremos mostrar para esses jovens que eles podem ajudar a mudar a cidade, o estado, o país onde moram”, disse o presidente da OAB, Anderson Donizete dos Santos.
Os municípios que formam a Subseção de Paranavaí somam 124.865 eleitores aptos a votar, apenas 808 têm entre 16 e 17 anos, ou seja, 0,64% do total. Os dados são da Justiça Eleitoral.
A lista com os 12 municípios é a seguinte: Alto Paraná, Amaporã, Guairaçá, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Paranavaí, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, Tamboara e Terra Rica.
Representantes de escolas estaduais de Paranavaí estiveram no lançamento da campanha da OAB e concordaram com a necessidade de estimular a inserção no pleito eleitoral deste ano, a partir do qual serão escolhidos prefeitos, vices e vereadores.
Silvio Tomé da Silva é diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Leonel Franca. Classificou a aproximação das instituições como necessária e elogiou a iniciativa da OAB.
“Nossos alunos têm a oportunidade de escolher os próximos gestores. Votar é exercer o direito que têm como cidadãos.”
O prazo para fazer o primeiro título de eleitor ou atualizar dados cadastrais na Justiça Eleitoral termina em 8 de maio, 150 dias antes das eleições municipais – 6 de outubro.
Para garantir que haja tempo hábil, os advogados querem percorrer o maior número possível de instituições de ensino ao longo deste mês. Escolas interessadas em receber a equipe da OAB devem entrar em contato com a secretaria da entidade, ligando para (44) 3422-1771 e agendar a visita. A exigência é que tenham alunos entre 16 e 17 anos, público-alvo da campanha.
Além do Colégio Leonel Franca, contaram com representantes no ato de lançamento os colégios Silvio Vidal, Flauzina Dias Viégas e Estadual de Paranavaí. O chefe do Cartório Eleitoral de Paraíso do Norte, Júnior Xavier Fonseca, também participou.