REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A placa afixada na frente dos antigos barracões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Paranavaí, indica que as obras de revitalização e ampliação já começaram. O investimento máximo estimado é de R$ 8,1 milhões, com até dois anos para a execução das obras e 36 meses de vigência do contrato. Ali, na Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, será a nova sede da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O espaço concentrará o setor administrativo, o estacionamento e o pátio para equipamentos e maquinários. A área da intervenção é de mais de 24 mil metros quadrados. Os recursos investidos pela Prefeitura para a execução das obras são provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa, voltado ao setor público.
Até 2015, o Município pagava aluguel de R$ 12 mil por mês pelos barracões, sem aproveitar o espaço para qualquer finalidade. Em março daquele ano, o contrato com o Governo Federal foi cancelado, não sendo mais necessário fazer os pagamentos mensais.
À época, a Prefeitura solicitou a doação definitiva do imóvel, mas a permissão só seria possível se os barracões fossem utilizados exclusivamente pela Administração Municipal, e não para abrigar empresas, como se pretendia fazer, com a criação de um distrito industrial ou uma incubadora. A condição foi aceita e o Governo Federal autorizou a cessão do imóvel, o que só aconteceu, de fato, em 2017.