REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O período de estiagem que avançou os meses de julho e agosto contribuiu com o andamento das obras de prolongamento da Rua Rio Grande do Sul, em Paranavaí. Até a tarde de ontem, 69% dos serviços tinham sido executados e efetivamente pagos pela Administração Municipal à construtora.
As medições da obra são feitas em intervalos de 15 a 30 dias, e um novo processo deve começar nesta terça-feira (5). A expectativa é chegar à marca de 70% a 75%.
Esta é a etapa mais demorada do projeto. Começou com a construção do canal de drenagem, seguida da instalação da galeria de captação de água e, agora, o aterro. Somadas, essas fases representam em torno de 80% dos trabalhos.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Paranavaí, Mateus Marrique, obras sobre áreas de banhado requerem cuidados específicos, em razão da movimentação de terra. Uma das medidas necessárias é reforçar a base para posterior pavimentação.
O que vem depois é rápido: construção de canaletas e meios-fios e aplicação da malha asfáltica.
Marrique disse que a previsão é terminar o prolongamento da Rua Rio Grande do Sul até dezembro deste ano. Pode haver dificuldades para cumprir esse prazo caso Paranavaí tenha volume intenso de chuva ao longo dos próximos meses.
Para se ter uma ideia, as chuvas constantes entre o fim de 2022 e o início de 2023 impediram o avanço das obras dentro do cronograma inicial – pelo contrato, os serviços deveriam terminar em março deste ano. Foi necessário fazer um termo aditivo de prazo, ampliando o tempo para a conclusão dos trabalhos.
Depois de liberada, a Rua Rio Grande do Sul fará a ligação da área central da cidade à região do Jardim Oásis. A via dará acesso ao Centro Cívico, que reunirá as sedes administrativas da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, além de outros órgãos e entidades públicos.
Marrique se mostrou otimista com os resultados obtidos até agora e comemorou: “Já dá para ver os sinais da pista”.
Rua Guaporé – O secretário de Infraestrutura também falou sobre a duplicação da Rua Guaporé, outra importante obra de mobilidade urbana concluída recentemente. A via está liberada para o tráfego desde 23 de julho, ligando a região central de Paranavaí ao Jardim Morumbi.
De acordo com Marrique, dentro de 60 dias Rua Guaporé passará por uma avaliação. O objetivo é verificar a necessidade de correções ou adequações. Se todos os requisitos do projeto tiverem sido cumpridos, somente então será emitido o termo de recebimento definitivo da obra.