Na próxima sexta-feira (21) inicia em Paranavaí, a primeira edição da Noroeste Cup. A competição de futebol de base será encerrada no domingo (23) e durante os três dias de torneio os atletas participantes serão avaliados por observadores técnicos de grandes clubes do Brasil.
Dentre as presenças já confirmadas está João Nogueira, observador técnico do Internacional, que conversou com a equipe do Diário do Noroeste e explicou sobre a função avaliar jovens promessas.
Com aproximadamente 19 anos de experiência no futebol de base, Nogueira conta que os observadores técnicos têm a função de procurar novos talentos pelo Brasil. E essas avaliações geralmente acontecem em projetos ou competições iguais a Noroeste Cup.
Ele explica que, no momento de analisar um atleta, alguns aspectos são levados em consideração, entre eles estão o técnico, tomadas de decisões e potencial para evolução.
Quando um jovem talento é identificado, os observadores conversam com os treinadores fazem um relatório sobre esse jogador. Após essa primeira análise, o atleta passará por um período de avaliação dentro do clube.
Nogueira diz que o quanto antes um talento for descoberto e começar a treinar em um clube a evolução deste jovem poderá ser maior e mais rápida.
Além do representante do Internacional, já confirmaram participação na Noroeste Cup: Jetson Mendes, indicação do Coritiba FC; Bruno Gonçalo – Figueirense; Assumpção – Novorizontino; João Nogueira – Internacional; Ederson Schwingel – Grêmio; Nigel Pluk – Laranja Mecânica; Robson Fonseca – Red Bull Bragantino; Felipe Rodrigues Veloso – Azuriz FC; Everton Camargos – Athletico Paranaense; Willian Schwartz – Sfera FC; Douglas Gramani – Palmeiras.