(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Observatório Social conclui mais uma etapa do projeto que debate cidadania nas escolas

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

“Cidadania é a disciplina da vida.” A síntese é do estudante Guilherme de Pele, de 13 anos, ao falar do projeto Observatório Mirim, desenvolvido pelo Observatório Social de Paranavaí em colégios estaduais. O objetivo é despertar nos adolescentes interesse por assuntos da sociedade – educação, política, administração pública…

Aluno do oitavo ano do Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, no Jardim São Jorge, Guilherme conta que os debates foram enriquecedores. O que aprendeu durante os encontros com a equipe do Observatório Social ajudará a construir uma trajetória de sucesso. “Conhecimento é importante para o futuro. E nós somos o futuro.”

Essa percepção é compartilhada pelos colegas de classe, e o desempenho da turma chama a atenção da presidente do Observatório Social de Paranavaí, Elzi Garbo. “Levem para a vida de vocês esse entusiasmo para vencer os desafios.”

Elzi Garbo é uma das idealizadoras do projeto Observatório Mirim, que já passou por duas escolas estaduais (Curitiba e Enira Moraes Ribeiro) e agora chega aos três colégios cívico-militares (Silvio Vidal, Leonel Franca e Flauzina Dias Viegas).

São três etapas de trabalho.

A primeira consiste na distribuição de uma cartilha que trata sobre cidadania, seguida de conversas em sala de aula. A segunda é uma visita à Câmara de Vereadores, ocasião em que os estudantes aprendem as atribuições dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e conhecem de perto o trabalho dos parlamentares. Na terceira e última, avaliam o conteúdo e produzem frases resumindo o conteúdo.

Para Guilherme, a ida à Casa de Leis foi a atividade mais marcante. “Tiramos dúvidas, houve bastante interação e tivemos contato de perto com o que é ser político.”

A professora de Cidadania e Civismo Julia Cauneto acompanhou a jornada dos alunos dentro do projeto Observatório Mirim e assinala a importância da iniciativa: “Estão desenvolvendo conhecimento sobre o que é viver em sociedade. É a observação dos estudos na teoria e na prática”.

Ela faz uma recomendação: “Que possam fazer o bem no dia a dia e que esse debate não fique só aqui na escola”.

Os resultados aparecem dentro e fora dos limites da escola, garante a diretora do Colégio Silvio Vidal, Maria Aparecida dos Santos de Souza. “Saber o que é cidadania reflete na conduta, na postura, na disciplina dos estudantes.”

A diretora Cidinha, como é carinhosamente conhecida na comunidade escolar, avalia de forma positiva a realização do projeto Observatório Mirim. “É importante entender que política não é só partidária, mas é um assunto que diz respeito a todos.”

São parceiros do Observatório Social: o Núcleo Regional de Educação, responsável por indicar os colégios; a Secretaria Municipal de Educação, que garante transporte para os estudantes; e a Câmara de Vereadores, que recebe os adolescentes para palestras sobre atribuições dos agentes públicos.

Compartilhe: