REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“Cidadania é a disciplina da vida.” A síntese é do estudante Guilherme de Pele, de 13 anos, ao falar do projeto Observatório Mirim, desenvolvido pelo Observatório Social de Paranavaí em colégios estaduais. O objetivo é despertar nos adolescentes interesse por assuntos da sociedade – educação, política, administração pública…
Aluno do oitavo ano do Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal, no Jardim São Jorge, Guilherme conta que os debates foram enriquecedores. O que aprendeu durante os encontros com a equipe do Observatório Social ajudará a construir uma trajetória de sucesso. “Conhecimento é importante para o futuro. E nós somos o futuro.”
Essa percepção é compartilhada pelos colegas de classe, e o desempenho da turma chama a atenção da presidente do Observatório Social de Paranavaí, Elzi Garbo. “Levem para a vida de vocês esse entusiasmo para vencer os desafios.”
Elzi Garbo é uma das idealizadoras do projeto Observatório Mirim, que já passou por duas escolas estaduais (Curitiba e Enira Moraes Ribeiro) e agora chega aos três colégios cívico-militares (Silvio Vidal, Leonel Franca e Flauzina Dias Viegas).
São três etapas de trabalho.
A primeira consiste na distribuição de uma cartilha que trata sobre cidadania, seguida de conversas em sala de aula. A segunda é uma visita à Câmara de Vereadores, ocasião em que os estudantes aprendem as atribuições dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e conhecem de perto o trabalho dos parlamentares. Na terceira e última, avaliam o conteúdo e produzem frases resumindo o conteúdo.
Para Guilherme, a ida à Casa de Leis foi a atividade mais marcante. “Tiramos dúvidas, houve bastante interação e tivemos contato de perto com o que é ser político.”
A professora de Cidadania e Civismo Julia Cauneto acompanhou a jornada dos alunos dentro do projeto Observatório Mirim e assinala a importância da iniciativa: “Estão desenvolvendo conhecimento sobre o que é viver em sociedade. É a observação dos estudos na teoria e na prática”.
Ela faz uma recomendação: “Que possam fazer o bem no dia a dia e que esse debate não fique só aqui na escola”.
Os resultados aparecem dentro e fora dos limites da escola, garante a diretora do Colégio Silvio Vidal, Maria Aparecida dos Santos de Souza. “Saber o que é cidadania reflete na conduta, na postura, na disciplina dos estudantes.”
A diretora Cidinha, como é carinhosamente conhecida na comunidade escolar, avalia de forma positiva a realização do projeto Observatório Mirim. “É importante entender que política não é só partidária, mas é um assunto que diz respeito a todos.”
São parceiros do Observatório Social: o Núcleo Regional de Educação, responsável por indicar os colégios; a Secretaria Municipal de Educação, que garante transporte para os estudantes; e a Câmara de Vereadores, que recebe os adolescentes para palestras sobre atribuições dos agentes públicos.