ADÃO RIBEIRO
O empresário Mauricio Gehlen é o primeiro nome aprovado em convenção partidária para disputar a Prefeitura de Paranavaí nas eleições de 6 de outubro deste ano. Filiado ao PSD do governador Ratinho Junior, ele foi referendado por oito partidos. A coligação permanece aberta para novas adesões, como informou o agora candidato em contato com o Diário do Noroeste.
No evento do final de semana fizeram convenções em sequência o NOVO, AGIR, Cidadania, PSDB, União Brasil, Republicanos, PP e PSDB. Por unanimidade as siglas aprovaram o nome de Gehlen para prefeito e do contabilista Pedro Baraldi para vice. Baraldi é o atual vice-prefeito na gestão do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, também apoiador da chapa. O contabilista é filiado ao PP do deputado federal Tião Medeiros, igualmente defensor da dobradinha recém-formada.
Gehlen destaca que a chapa foi registrada no final de semana conforme prevê a legislação eleitoral (24 horas após a reunião). O grupo tem 101 candidatos a vereador, devidamente aprovados nas oito siglas.
A expectativa de ampliação do número de partidos para a disputa faz sentido se for levado em conta que três agrupamentos que constavam inicialmente como prováveis apoiadores acabaram não entrando neste primeiro momento. O prazo para convenções, iniciado no sábado, dia 20 de julho, se estende até 5 de agosto.
A CONVENÇÃO
Muitas lideranças políticas participaram das reuniões deliberativas no último sábado. Estiveram nos encontros partidários deputados estaduais e federais, incluindo Tião Medeiros, o representante paranavaiense na Câmara.
Na sua manifestação aos participantes, o agora candidato Mauricio Gehlen fez um retrospecto da trajetória até aqui, sendo 35 anos vividos em Paranavaí (ele tem 63 anos). Citou a sua atuação política de classe e voluntária, bem como o desafio de agora pleitear um cargo público de chefe do Poder Executivo.
Ele destacou o trabalho desempenhado pelo prefeito KIQ e o entendimento de que é preciso unir forças pelo bem do município. Citou ainda o trabalho desenvolvido por cada prefeito que governou a cidade.
O postulante começa a traçar metas para o eventual mandato. Uma delas é que Paranavaí ultrapasse a marca de 100 mil habitantes. Conforme o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) feito em 2020, a cidade tem 88.922 moradores. Para atingir a meta pretende buscar novos investimentos, mas sem esquecer do básico: “cuidar das pessoas”.