Cibele Chacon
Da Redação
Paranavaí e cidades da região Noroeste do Paraná enfrentam um fim de semana marcado por calor intenso e sensação de abafamento. De acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as altas temperaturas devem se manter nos próximos dias, caracterizando uma onda de calor que exige atenção especial com a saúde, principalmente de crianças e idosos.
No sábado (27), o tempo permanece ensolarado, com temperatura mínima de 23 °C e máxima que pode chegar aos 34 °C. Já no domingo (28), o calor continua, com mínima de 23 °C e máxima de 33 °C, mas há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, o que aumenta a sensação de umidade e desconforto térmico.
A instabilidade segue na segunda-feira (29), com pancadas de chuva e temperaturas variando entre 23 °C e 32 °C. Segundo o Simepar, esse padrão deve se repetir ao longo de toda a semana, permanecendo até o último dia do ano e avançando para a virada de 2026. No dia 31 de dezembro, a probabilidade de pancadas de chuva chega a 98%.
Cuidados
Diante do calor persistente, especialistas recomendam cuidados redobrados com a hidratação, evitando exposição prolongada ao sol, principalmente entre 10h e 16h. Crianças e idosos, mais vulneráveis às altas temperaturas, devem receber atenção especial, com oferta frequente de água, alimentação leve e ambientes bem ventilados. O uso de roupas leves e a proteção contra o sol também são medidas importantes para reduzir os riscos à saúde durante este período de calor intenso.



