Entre os principais problemas a serem combatidos pelo efetivo da PM estão os furtos e roubos a estabelecimentos e pessoas que circulam pela cidade
REINALDO SILVA
Da Redação
Lançada na tarde desta segunda-feira (2), a Operação Natal é uma ação da Polícia Militar para reforçar a segurança no comércio da Região Noroeste. “Vamos melhorar os policiamentos nos horários de funcionamento das lojas e potencializar as abordagens, utilizando as forças táticas e as viaturas disponíveis”, disse o comandante do 8º Batalhão de Paranavaí, major Radamés Luciano Vinha.
Até o dia 24 de dezembro, os policiais militares percorrerão as vias centrais da cidade, os bairros e os distritos, dando prioridade para os pontos de maior circulação de pessoas. No caso dos municípios vizinhos, o enfrentamento à criminalidade se dará com ações pontuais.
O comandante do 8º BPM afirmou que os principais problemas são os furtos aos estabelecimentos e às pessoas que circulam pelo comercio. “A presença policial vai tentar evitar essas situações. Se por acaso ocorrer, obviamente que a gente vai agir para descobrir os autores e colher as provas para ajudar a investigação da Polícia Civil.”
O major Radamés Vinha orienta os lojistas a manterem a atenção máxima, principalmente à noite, para que consigam identificar qualquer pessoa em atitude suspeita. “Tendo algum tipo de situação que possa provocar ilícito, entrar em contato através do 190 ou, num caso mais constante, através do 181.”
Uma estratégia indicada pelo comandante é criar grupos de mensagens para facilitar a circulação de informações sobre atividades que possam gerar riscos para a segurança – tanto dos lojistas quanto dos consumidores.
Ele também orienta os compradores a respeito do uso de telefones celulares enquanto caminham ou durante as compras. Alguns segundos de distração são suficientes para que os criminosos cometam furtos e roubos. “Evitar esse tipo de comportamento que gera oportunidade para quem está querendo fazer coisa errada.”