Forças de segurança de Paranavaí deflagraram nesta terça-feira (21) a segunda fase da Operação Sem Grau, ação conjunta das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal para coibir manobras perigosas com motocicletas. Nesta etapa, cinco motos foram apreendidas e um homem foi detido após ser flagrado com drogas.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o principal foco da operação são pessoas que praticam malabarismos com motocicletas, a prática perigosa de empinar motos, conhecida como “grau”, visando diminuir crimes de trânsito.
Durante a manhã, policiais realizaram buscas em cinco residências, apreendendo cinco motocicletas. Em uma das casas, com um jovem de 19 anos, foram encontradas 101 gramas de maconha e sete munições deflagradas, segundo a PM. O homem foi detido e encaminhado à delegacia.

“As forças de segurança ressaltam a importância de se cumprir as leis de trânsito para garantir a segurança de toda a população evitando acidentes”, reforçou a Polícia Militar.
A ação desta terça-feira dá sequência ao trabalho de investigação iniciado meses atrás. Em 24 de junho, os policiais realizaram a primeira fase da operação cumprindo 10 mandados de busca e apreensão. À época, foram apreendidas 19 motocicletas, além de celulares que seriam periciados.
Durante a primeira etapa, o delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Marcelo Luiz Trevisan, disse que o trabalho investigativo teve como ponto de partida vídeos publicados pelos próprios infratores em redes sociais, onde exibiam as manobras arriscadas com orgulho.