(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

Órgãos de defesa do consumidor orientam sobre renegociação de dívidas com bancos e financeiras

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Começou na segunda-feira (7) e vai até 31 de março o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Brasileira de Procons (Proconbrasil). Mais de 160 bancos e instituições financeiras participam da campanha online.

Trata-se de uma ação conjunta que contribui para o reequilíbrio financeiro das famílias e oferece informações sobre o endividamento de risco. Os consumidores também têm acesso a uma série de orientações a respeito de produtos e serviços bancários.

É possível negociar diretamente com a instituição credora, através dos canais digitais, ou dentro da plataforma disponibilizada pelo Governo Federal (consumidor.gov.br).

Para participar, basta fazer o registro e esperar que o sistema gere o login e a senha. Depois, é necessário relatar o problema e informar que deseja participar do mutirão de renegociação. Concluída essa etapa, o banco ou a instituição financeira tem até 10 dias para apresentar uma proposta ao consumidor.

 

Paranavaí – O coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, orienta: “O consumidor precisa se ater ao valor da dívida e se o valor ofertado ‘cabe no seu bolso’. Deve se atentar às condições de pagamento, como data de vencimento da primeira parcela e das demais”. Outra dica é calcular em quantas vezes o débito será dividido, para que seja possível honrar o acordo e encerrar a dívida conforme o esperado.

Se tiver condições, a própria pessoa pode apresentar uma proposta de acordo para pagamento à vista e, assim, negociar descontos maiores.

O Procon de Paranavaí não participa diretamente do mutirão de negociação de dívidas, mas a equipe está à disposição para tirar dúvidas e ajudar o consumidor, garante Balliana. “Pode nos procurar que daremos toda a orientação necessária.” O endereço é Rua Antônio Felipe, 917, Centro. O telefone para contato é (44) 3902-1055.

 

OAB – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, integra a Comissão Nacional de Defesa do Consumidor. Ele avalia que a para a campanha ser benéfica, é necessário que as empresas credoras ofereçam descontos e abatam juros e multas. É importante comparar o valor inicial da dívida e o atual. Se eram R$ 10 mil e agora são R$ 15 mil, já existem acréscimos, exemplifica. Nesse caso, pode não ser vantajoso.

Para o presidente da OAB de Paranavaí, iniciativas como essa são necessárias, porque dão oportunidade para os consumidores tirarem seus nomes da lista de devedores e voltarem a comprar. “Neste momento de economia fragilizada, principalmente com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram dificuldades para honrar seus compromissos. É importante que tenham crédito novamente. Isso faz a economia girar.”

Uma sugestão feita por Donizete dos Santos é procurar um advogado de confiança sempre que surgirem dúvidas sobre as propostas de renegociação apresentadas pelas empresas credoras.

Carlos Eduardo Balliana: “Consumidor precisa se ater ao valor da dívida e se o valor ofertado cabe no seu bolso”
Foto: Arquivo DN
Anderson Donizete dos Santos fala da importância da recuperação do crédito para a retomada da economia
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: