(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SENADO

Oriovisto questiona urgência dos empréstimos do BNDES

“Destaco que vou votar a favor, porque dinheiro para pequena e microempresa, dinheiro na economia, de um modo geral, é sempre bom, mas sabe o que eu estranho? É que toda a justificativa dos dois empréstimos do BNDES, que estão na pauta, está baseada na pandemia. E nós já aprovamos vários projetos por causa da pandemia”, disse o líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), desta terça-feira (11/4).

Estavam na pauta da comissão empréstimos do BNDES junto ao BID no valor de U$ 750 milhões e U$ 1 bilhão. Os recursos foram solicitados pela presidência da República em 2021 para programas de financiamento do setor produtivo.

Vários senadores também questionaram o caráter extemporâneo dos empréstimos emergenciais, já que a pandemia acabou. “Esses dois empréstimos ao BNDES vão jogar na economia mais ou menos R$ 8,7 bilhões. Então, estamos todos de acordo. A economia vai bombar e o dinheiro não vai nem para o Lula, nem para o Bolsonaro. Só estamos discutindo aqui a urgência, porque o BNDES não tem tradição de emprestar para empresas pequenas e esses recursos, pelo que eu li, podem ser emprestados para empresas que faturam até 300 milhões/ano, ou seja, há uma grande chance de que esse dinheiro não vá para micro e pequena empresa, principalmente se ficar na mão do BNDES”, destacou Oriovisto.

A pedido do senador Cid Gomes (PDT/CE), a votação foi adiada para que o comando do BNDES venha ao Senado explicar a medida. “Acho que o senador Cid Gomes está coberto de razão ao pedir vista e aprofundar melhor esse assunto, porque tudo que é concentração demais na mão do governo é ruim”, pontuou o líder do Podemos.

Compartilhe: