*Rafael Octaviano de Souza
O mês de agosto (fim de julho) nos reserva muitas emoções com as competições eliminatórias. Enquanto chegamos ao início do segundo turno no Campeonato Brasileiro, com liderança do Flamengo mesmo com um jogo a menos, na Copa do Brasil e Libertadores, a impressão que temos é que o campeonato começa agora.
Ao que tudo indica, o título do Brasileiro deve ficar entre Flamengo, Palmeiras e Botafogo, com uma ou outra equipe correndo por fora. Por outro lado, aquilo que parecia encaminhado, o rebaixamento de grandes clubes, parece cada vez mais distante. Corinthians, Vasco, Grêmio já saíram da zona de rebaixamento, e Fluminense com Mano Menezes dá mostra de que pode seguir o mesmo caminho. Por outro lado, equipes como Atlético-Go, Cuiabá e Vitória começam a perder força.
Na Copa do Brasil, sem dúvida o confronto mais esperado é entre Flamengo e Palmeiras, por conta da rivalidade contemporânea, por conta de serem dois times que se equilibraram financeiramente e principalmente porque o vencedor deve se tornar o favorito ao título, enquanto o perdedor terá a possibilidade de se dedicar ao Brasileiro, se tornando ele, o favorito a essa competição.
Enquanto Vasco, São Paulo, Atletico-Mg, e Fluminense se mostram um pouco favoritos em seus confrontos contra Atletico-Go, Goiás, CRB, e Juventude respectivamente, Corinthians e Grêmio, Botafogo e Bahia, Athletico e Bragantino se revelam confrontos um pouco mais equilibrados. Mas lembrem-se, é apenas um prognostico que muitas vezes levamos em consideração pelo peso da camisa e torcida.
Por fim, na Copa Libertadores, chegam as oitavas de final com confrontos tupiniquins como: Grêmio e Fluminense, mas principalmente Palmeiras e Botafogo, dois times que fazem grandes campanhas em outras competições. Fora os clássicos nacionais, Atletico-MG e São Paulo decidem a vaga em casa contra San Lorenzo-Arg e Nacional-Uru, enquanto o Flamengo, por sua própria soberba, decidirá sua vaga fora de casa na altitude contra o Bolivar. Por fim, não menos importante, o Santos lidera a série B, dando mostras que deve voltar ainda esse ano para a série A do Brasileiro, e quem sabe com o título.