Em relação à renda pessoal mensal, os consumidores que recebem mais de R$10 mil foram os que mais buscaram por recursos financeiros no período (9,3%), enquanto aqueles que ganham até R$500, registraram o menor (6,7%)
Em outubro, a busca dos brasileiros por recursos financeiros continuou em crescimento, desta vez atingindo o patamar de 8,8%. Esta é a quarta alta do ano e a segunda maior registrada até o momento, conforme dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil
“O crescimento da demanda dos consumidores por crédito no Brasil em outubro pode ter sido impulsionado pelo desejo dos brasileiros em planejar-se para despesas de fim de ano, incluindo festas, viagens e compras relacionadas à Black Friday. A expectativa de recebimento do 13º salário também incentiva o consumo e a tomada de crédito, especialmente para cobrir gastos sazonais ou antecipar receitas. Por fim, muitos consumidores buscam crédito para renegociar dívidas, aproveitando quando há condições mais favoráveis para reorganizar suas finanças”, comenta o economista
da Serasa Experian, Luiz Rabi.
CRESCIMENTO EM TODAS AS FAIXAS DE RENDA – Em relação à renda pessoal mensal, os consumidores que recebem mais de R$10 mil foram os que mais buscaram por recursos financeiros no período (9,3%), enquanto aqueles que ganham até R$500, registraram o menor (6,7%).
“A alta na busca dos brasileiros por recursos financeiros em outubro também foi identificada em 24 das 27 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amazonas com o maior crescimento (26,3%), seguida por Santa Catarina (25,1%) e Roraima (20,0%).
METODOLOGIA – O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.