O cacau subiu 189% em 2024, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia). Apesar de considerar que nem todo esse aumento será repassado ao consumidor, a entidade estima que haverá impacto no preço dos Ovos de Páscoa em 2025. Isso significa que muitas famílias precisarão de criatividade para presentear filhos, parentes, amigos e ainda cuidar do orçamento.
Diante desse cenário, a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), Janaiara Moreira Sebold Berbel, apresenta uma opção que pode tornar o presente de Páscoa mais acessível. Além da economia, as indicações são mais saudáveis, evitam o excesso de açúcares e gorduras comuns em vários chocolates industrializados.
Benefícios da alfarroba – A primeira delas é a alfarroba; uma leguminosa nutritiva, com baixo teor de açúcar, rica em fibras, vitaminas A e B e minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro.
Em termos comparativos, o cacau em pó apresenta teor de gordura de 23,4 g por 100 g, enquanto a farinha de alfarroba fica na ordem dos 0,3 g por 100 g e não apresenta ácidos gordos saturados na sua composição.
Já sobre os custos financeiros, a vantagem é ainda maior. O preço médio do quilo de chocolate ao leite com 37% de cacau sai por R$ 114,89, enquanto o quilo da alfarroba em pó fica em R$ 70; economia de 64%.
Confira a receita para fazer Ovo de Páscoa de alfarroba
Ingredientes
200g de farinha de alfarroba ou chips de alfarroba; 1/2 xícara de leite vegetal (amêndoas, aveia ou coco); 2 colheres (sopa) de óleo de coco ou manteiga vegetal; 2 colheres (sopa) de mel, açúcar de coco ou xilitol (opcional, para adoçar); 1/4 xícara de farinha de amêndoas ou aveia (para dar consistência); Formas de ovo de Páscoa (ou de silicone);
Modo de preparo
Se estiver usando chips de alfarroba, derreta-os em banho-maria com o óleo de coco, mexendo até ficar homogêneo.
Se estiver usando farinha de alfarroba, misture-a diretamente com o leite vegetal e o óleo em fogo baixo, até obter uma consistência cremosa.
Adoce, se desejar, e mexa bem.
Adicione a farinha de amêndoas ou aveia para engrossar, se necessário. Se a mistura estiver muito grossa, acrescente leite vegetal. A textura deve ficar cremosa, mas firme o suficiente para moldar.
Modele a mistura nas formas de ovo de Páscoa e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
Desenforme com cuidado e decore a gosto com raspas de coco, castanhas trituradas ou frutas secas.
Você pode rechear o ovo de alfarroba com doce de leite vegetal, geleia de frutas ou uma mistura de frutas secas e castanhas.
Guarde o ovo de alfarroba na geladeira, pois ele pode derreter em temperatura ambiente devido ao óleo de coco.
Rende 2 porções.