Da Assessoria de Imprensa
Nesta quinta-feira (8), um paciente da Santa Casa de Maringá receberá a aplicação da polilaminina, voltada a pacientes com lesão medular. Será o primeiro caso do Paraná e o 25º do Brasil. O procedimento será às 15h30 e envolverá médicos de Maringá e do Rio de Janeiro.
O paciente de 64 anos sofreu um acidente de trânsito no dia 18 de dezembro numa cidade da região e, desde então, está internado com lesão medular que causou tetraparesia. A família conseguiu liminar para a aplicação da polilaminina, sendo que a autorização da Justiça aconteceu antes da liberação da Anvisa, na última segunda-feira (5), para o início dos testes clínicos.
A polilaminina é uma proteína desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob responsabilidade da médica e pesquisadora Tatiana Sampaio.
Pela Santa Casa de Maringá irão compor a equipe médica Katia Nakamura, Victor Parmeggiani, Alana Rutzen e Willian Rombaldo. Do Rio de Janeiro virão os médicos Bruno Cortes e Olavo Franco.
A polilaminina é uma proteína capaz de regenerar a medula em pessoas que tiveram rompimento do órgão e que acabaram resultando em paraplegia ou tetraplegia.




