Será no próximo dia 25, uma terça-feira, às 9 horas, a primeira reunião das entidades que aderiram ao movimento Pacto por Paranavaí, uma iniciativa que visa promover ações que comprometam políticos e lideranças com a eficiência pública, respeito ao dinheiro público, transparência e combate à corrupção. O movimento surgiu para tentar demover os atuais vereadores a aprovarem uma emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) que alterou de 10 para 15 o número de vereadores na Câmara Municipal de Paranavaí. Mesmo com os protestos o projeto foi aprovado.
A reunião acontecerá no Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que liderou a mobilização contra o aumento no número de vereadores na cidade e teve a iniciativa de propor o Pacto e torna-lo um movimento permanente.
Neste primeiro encontro serão programadas as próximas ações do Pacto, conforme ficou definido na última reunião da Aciap, na terça-feira (11), quando a diretoria confirmou que a entidade continuará a mobilização junto com as demais entidades. O calendário vai definir ações de agora até o próximo ano, quando serão realizadas as eleições municipais (prefeito e vereadores).
“A intenção é manter viva a memória do eleitor para que escolham representantes que estejam em sintonia com os anseios da comunidade e com a eficiência pública”, conforme explicou o CEO da entidade, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.
Além da Aciap o movimento conta com a participação das seguintes entidades: Observatório Social de Paranavaí, Sindicato Rural de Paranavaí, Associação das Indústrias do Distrito industrial de Paranavaí (Assidip), as lojas maçônicas Aarão, Acácia do Norte, Luzes do Arenito e Vale do Ivaí, Associação das Microempresas de Paranavaí (Micropar), Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), Rotary Club Paranavaí Montoya e Academia de Letras e Artes de Paranavaí (ALAP).