REINALDO SILVA
Da Redação
Aproximadamente 140 pessoas participaram da palestra “Os impactos do diagnóstico do transtorno do espectro autista”, promovida pela 14ª Regional de Saúde de Paranavaí em duas etapas – uma na terça-feira (15) e outra na quarta-feira (16). O evento reuniu profissionais da educação e da saúde, conselheiros municipais de saúde, vereadores e servidores que têm casos de TEA na família.
Com caráter informativo, a palestra abordou questões como conceitos básicos de autismo, comportamentos predominantes do TEA, atuação da educação e da saúde e possibilidades de intervenção em cada área. Também foi oportunidade para falar da importância de integrar e orientar familiares e cuidadores no tratamento.
Nos dois dias, a palestra foi ministrada por Simone Soares da Silva, terapeuta de Análise do Comportamento Aplicada (ABA), método que ajuda pessoas com autismo a desenvolver habilidades e reduzir comportamentos desafiadores.
A psicóloga da 14ª Regional de Saúde Jéssica Jorge Francisco, referência técnica da Saúde Mental, avaliou: “Foi possível agregar conhecimento sobre a temática para atores de políticas públicas essenciais para a inclusão e o acompanhamento das pessoas com autismo”.
Com ela, estiveram à frente da organização do evento Dayane Lacerda Buchner Garcia, referência técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, e Ione Pereira Dionízio, referência técnica da Saúde Ocupacional.
A palestra foi o início de um trabalho que visa a estruturar a rede de assistência a pessoas com TEA e familiares. Outros encontros deverão ocorrer para aprofundar a discussão e fortalecer as políticas públicas.
A atividade foi desenvolvida em momento oportuno. Abril marca uma campanha mundial de conscientização sobre o autismo, com foco na conscientização da sociedade e na inclusão das pessoas com TEA.