A palestra “Dependência Química e Pessoas em Situação de Rua” marcou, na última sexta-feira (26), o encerramento da campanha do Junho Paranavaí Sem Drogas. A palestra, ministrada por José Augusto Savinski, palestrante oficial do Governo do Paraná, foi realizada no auditório da Unipar. Segundo o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comud), o trabalho de prevenção e conscientização continua ao longo do ano nas escolas estaduais.
Savinski abordou os impactos do uso de drogas, as possibilidades de recuperação e os desafios enfrentados por pessoas em situação de dependência química. O palestrante também compartilhou um relato pessoal sobre a luta de aproximadamente 20 anos para ajudar um familiar a superar o vício.
O público presente participou da palestra, com perguntas sobre internação de dependentes químicos, os efeitos das drogas no organismo, formas de tratamento e recuperação. Também houve espaço para depoimentos de participantes que compartilharam experiências pessoais e familiares relacionadas ao tema.
Entre as autoridades e lideranças presentes, participaram do evento o presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comud), Airton de Melo Gonçalves; o vice-presidente do Comud, Dante Ramos Junior; além de outros membros do conselho; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Radamés Luciano Vinha; os vereadores José Galvão e Roberto Marique; a diretora-geral da Unipar, Claudete Werner; o ex-prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Kiq), representando o senador Sérgio Moro; o ex-secretário municipal Nivaldo Mazzin, representante do deputado estadual Leônidas Fávero; o primeiro-sargento do Tiro de Guerra 05-010, Luciano Borges; o advogado Edilson Avelar, representando a Sociedade Civil Organizada (Socipar); e Cláudio Miguel de Souza, membro do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
Ao longo do mês, o Junho Paranavaí Sem Drogas contou com diversas atividades voltadas à conscientização e à prevenção, entre elas a cerimônia de abertura da campanha, caminhada pelas ruas da cidade, palestras, ações educativas em escolas, atividades no Tiro de Guerra e uma blitz de orientação no Calçadão.
As ações foram organizadas pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comud), em parceria com a Prefeitura de Paranavaí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran), além de instituições parceiras.




