REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Engasgo – ou engasgamento – é uma manifestação do organismo que tem por objetivo retirar algum alimento ou objeto que esteja presente na laringe bloqueando a passagem de ar. É mais comum em crianças e idosos, mas pode acontecer com qualquer pessoa. No caso de recém-nascidos, que ainda não têm consciência plena das funções motoras, o risco de morte é preocupante.
Pensando nisso, o Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Saúde estão retomando um projeto interrompido em 2020 em razão da pandemia de Covid-19. Começa nesta quinta-feira (8) o ciclo de palestras sobre primeiros socorros, com ênfase nas técnicas antiengasgamento infantil. O público-alvo é formado por gestantes e mães de recém-nascidos e o convite se estende a toda a comunidade.
A primeira palestra, hoje, está marcada para as 8h30, na Unidade Básica de Saúde Coloninha. Os próximos encontros serão na Casa de Apoio Panorama (14/3), UBS Morumbi (15/3), UBS Sumaré (16/3), UBS Jardim Maringá (17/3), UBS Campo Belo (20/3), Panorama (21/3), São Jorge (22/3), UBS Central (23/3), UBS José Eloy (24/3), Rural (4/4), Graciosa (5/4), Monte Cristo (6/4), Jaraguá (10/4), Ouro Branco (10/4), 3 Conjuntos (11/4) e Zona Leste (17/4).
A promoção do ciclo de palestras é do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí. O Corpo de Bombeiros é responsável por repassar as informações sobre técnicas antiengasgamento para a comunidade. Às equipes das unidades básicas de saúde cabe a tarefa de mobilizar e reunir a população.