O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) segue com a programação da campanha Maio Amarelo, com atividades em diversas regiões do Estado. Elas incluem ações educativas voltadas a condutores, pedestres e ciclistas, como palestras, blitz educativa e um simulador de capotamento para mostrar a importância de usar o cinto de segurança, além da conscientização sobre os riscos do uso do álcool e a direção. Para as crianças há o projeto Detranzinho, que simula um ambiente de trânsito, óculos virtual e contação de histórias.
“No trânsito qual é o seu rolê?” é o tema da campanha do Governo do Paraná e Detran-PR, que reforça a mensagem de que cada um pode fazer a diferença nas ruas e nas estradas. É um convite para refletir sobre as atitudes do cidadão como condutor, motociclista, ciclista ou pedestre, englobando todos os envolvidos no trânsito, com uma linguagem jovem e descontraída. Já o tema nacional do Maio Amarelo 2024 é “Paz no trânsito começa por você”.
Desde o início das atividades, mais de mil pessoas já participaram de ações educativas promovidas pelo Detran Paraná, por meio da Escola Pública de Trânsito. Um balanço parcial desde o dia 1º de maio até esta segunda-feira (13) mostra que o projeto Detranzinho já alcançou 130 crianças e 150 estudantes da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste) participaram de palestras sobre o tema “Visão Zero e Vias Seguras”. Além disso, 755 pessoas foram abordadas em diferentes iniciativas voltadas à educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
As atividades foram realizadas em Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá. Todas as iniciativas estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta reduzir em 50% os índices de mortes no trânsito até 2028, salvando aproximadamente 86 mil vidas. As atividades também buscam engajar diversos segmentos da sociedade, desde órgãos governamentais até empresas, associações e meios de comunicação, para uma abordagem mais abrangente da segurança viária.
MAIO AMARELO
Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito porque foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias.
Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade.
O amarelo simboliza a atenção no trânsito e foi definida também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo.