Novo cenário veio com a vitória sobre o Bahia e o empate do Botafogo contra o Atlético Mineiro. Diferença caiu para apenas dois pontos
LUCAS BOMBANA
DA FOLHAPRESS
Atual bicampeão brasileiro, o Palmeiras entrou de vez na briga pela taça e praticamente dobrou as chances de alcançar o tricampeonato neste ano, após a vitória suada por 2 a 1 contra o Bahia fora de casa, em jogo da 34ª rodada nesta quarta-feira (20).
Com o resultado, o alviverde chegou aos 67 pontos e diminuiu para apenas dois a vantagem do líder Botafogo, que ficou em um empate sem gols contra o Atlético-MG na Arena Independência, em Belo Horizonte, em prévia da decisão da Copa Libertadores no dia 30 no Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Segundo cálculos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a probabilidade de o Palmeiras se sagrar campeão brasileiro em 2024 passou de 22,9%, até a 33ª rodada, para 41,1%, após os jogos de líder e vice-líder pela 34ª rodada.
O Botafogo, por sua vez, viu a chance de conquista cair de 70,5% para 53%.
Para chegar às estimativas, os matemáticos da UFMG levam em consideração o histórico de vitórias, empates e derrotas de cada time no campeonato. Com base nesses resultados, fazem uma série de simulações que apontam quais equipes têm maior probabilidade de vencer os rivais nos próximos duelos, considerando também quem é o mandante da partida.
Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Vitória (12º colocado) no Nilton Santos, em partida na qual não poderá contar com o atacante Luiz Henrique, suspenso pela expulsão após o apito final do jogo contra Atlético-MG, por atirar uma garrafa em direção a seguranças do estádio.
Já o Palmeiras vai até Goiás para jogar com o lanterna Atlético-GO. As duas partidas acontecem no sábado (23), às 19h30 (horário de Brasília).
Três dias depois, no dia 26, Palmeiras e Botafogo têm um confronto direto na briga pela liderança, em jogo no Allianz Parque, às 21h30.
As equipes repetem assim a disputa do ano passado, quando o Botafogo liderou a maior parte do campeonato, mas caiu de produção na reta final, sendo superado pelo Palmeiras na tabela de classificação na 34ª rodada.
PRIMEIRO REBAIXADO – Na parte baixa da tabela de classificação, os cálculos da UFMG indicam que, após ser derrotado por 2 a 0 pelo Athletico-PR em Curitiba, o Atlético-GO é o primeiro time rebaixado do Brasileiro. De acordo com as estimativas, a probabilidade de queda do time do Centro-Oeste passou de 99,98% para 100%.
Embora tenha 26 pontos e ainda possa chegar aos 38 se vencer as próximas quatro partidas -contra Palmeiras, Vasco, Fortaleza e Bahia-, ultrapassando o Fluminense, primeiro fora da zona de rebaixamento com 37, mas com um jogo a menos, as simulações dos matemáticos apontam que a possibilidade disso acontecer é praticamente nula.
Penúltimo colocado, o Cuiabá também perdeu em casa para o Flamengo por 2 a 1 e viu as chances de rebaixamento subirem de 98,5% para 99,83%. Na próxima rodada, o Cuiabá viaja até Caxias do Sul para medir forças contra o Juventude, 15º e com 42% de risco de queda.
Bragantino (18º) e Criciúma (17º), que completam o Z4, também se aproximaram da Série B.
O time do interior paulista empatou em 1 a 1 com o São Paulo (6º) em Bragança Paulista e agora tem 52,1% de chances de jogar a segunda divisão em 2025, contra 45,8% até a rodada anterior. No próximo compromisso, o Bragantino recebe o Cruzeiro (7º).
Já o time catarinense perdeu por 1 a 0 para o Vitória no Heriberto Hülse, em Criciúma, e viu a probabilidade de rebaixamento saltar de 36,3% para 61%. Na próxima rodada, o Criciúma enfrenta o Corinthians, em Santa Catarina.