DIEGO IWATA LIMA
DA UOL/FOLHAPRESS
O Palmeiras enfrenta o Ituano nesta quarta-feira (23), no Allianz Parque, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, e tem como desfalques confirmados o goleiro Weverton e o zagueiro Gustavo Gómez. O clube alviverde tem uma queda média de 5% de pontos conquistados quando os dois não jogam pelo Palmeiras ao mesmo tempo por estarem com as seleções de Brasil e Paraguai, respectivamente.
Se o time prosseguir no campeonato, também não poderá contar com eles na semifinal. Uma eventual possível primeira final estadual acontece um dia depois da última rodada das eliminatórias sul-americanas, para a qual os dois estão convocados.
Para dimensionar o que esses 5% significam, ao tomar a pontuação do time no Brasileiro do ano passado, em vez de 66 pontos, com 58% de aproveitamento, o Palmeiras, sem os dois jogadores, teria feito 60 pontos. Por outro lado, com 5% a mais de pontos, o clube alviverde empataria com os 71% do Flamengo, vice-campeão.
O cálculo que indica 5% menos no rendimento se baseia nos resultados das partidas em que ambos desfalcaram o Palmeiras ao mesmo tempo no atual ciclo de Copa do Mundo, iniciado em outubro de 2020, comparando com o rendimento médio geral do time. As ausências simultâneas aconteceram em nove jogos, nos quais o Palmeiras obteve cinco vitórias, três derrotas e um empate.
O Ituano, por sua vez, tem um importante desfalque confirmado: o atacante Rafael Elis, emprestado ao clube de Campinas pelo Palmeiras, que não liberou o jogador para a disputa. O atacante Neto Berola ainda se recupera de lesão, e não é garantido na partida. Uma provável escalação do time é: Pegorari; Léo Santos, Rafael Pereira e Cleberson; Pacheco, Kaio, Igor Henrique, Lucas Siqueira, Gerson Magrão e Roberto; Aylon.