Com o Palmeiras classificado para a final do Campeonato Mundial de Clubes vem à tona a velha questão: o alviverde tem ou não o título mundial? Os torcedores rivais respondem que não, e aproveitam para “zoar” os palmeirenses que, por sua vez, juram que já conquistaram o título. Essa é uma “batalha” que divide opiniões no Brasil.
A discussão, que por muitos anos vem sendo alimentada, começou em 1951 com o Palmeiras conquistando a Copa Rio. A competição reuniu no Brasil seis campeões nacionais de países que estavam no topo do futebol mundial da época. Além da equipe brasileira participaram: Sporting (Portugal), Nice (França), Juventus (Itália), Nacional (Uruguai), Áustria Viena (Áustria) e Estrela Vermelha (Sérvia). O Verdão foi campeão vencendo os italianos na final.
Desde então os palmeirenses defendem essa conquista como o primeiro título mundial.
Indo ao encontro desse pensamento, o ex-vereador e torcedor do Palmeiras, Lucas Barone, afirma que o clube é campeão mundial sim.
Para ele, o clube não conquistou o título no atual formato de disputa, mas a Copa Rio se equivale ao mundial de hoje, pois lá estavam os melhores times mundo. “Vamos ser bicampeões no sábado com um gol do atacante Deyverson”, diz Barone se referindo à final contra o Chelsea no próximo sábado (12).
Rivais – Por outro lado, torcedores rivais não reconhecem essa conquista. O fotógrafo, churrasqueiro e torcedor do São Paulo, Rubens Junior (Xuxa), afirma que o Palmeiras não tem mundial. Ameniza o debate, afirmando que o clube tem a chance de deixar toda essa chacota de adversários neste ano. Apesar da rivalidade, ele diz torcer pela conquista do alviverde, pois acredita que o futebol brasileiro seja o melhor do mundo. “Já sou tri mundial, São Paulo já me deu muitas alegrias”, comenta Xuxa se referindo às conquistas do clube de coração.
“O Palmeiras não tem mundial. É um título que nunca irão conseguir e 51 é pinga”, diz Rodrigo Leonardo, torcedor do Corinthians.
E a Fifa o que diz sobre toda essa discussão? A entidade máxima do futebol atualmente não reconhece o Palmeiras como campeão mundial. Mas, os palmeirenses alegam que algumas vezes a Fifa reconheceu o título da Copa Rio de 1951 como uma conquista mundial.
A primeira delas foi em 2007, quando o clube brasileiro enviou documentos à entidade contando sobre a competição e apresentando suas justificativas para que o torneio fosse considerado um Mundial de Clubes.
Por fax (moderno na época), o então secretário-geral da entidade, Urs Lindi, respondeu que eram legitimas as contestações palmeirenses e que eles deveriam ser tratados como campeões mundiais.
A segunda vez foi em 2014, ano em que o ex-secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirma através de um e-mail que o comitê executivo da entidade reconhecia o título do Palmeiras.
A mais recente delas foi nesta segunda-feira (7), véspera da estreia do Palmeiras na competição deste ano, quando a Fifa publicou em uma matéria a informação que Palmeiras e Corinthians possuem uma conquista mundial cada.
Mas em nenhuma das vezes houve um anúncio oficial por parte da entidade reconhecendo o título do Palmeiras.
A oportunidade – O fato é que neste sábado (12) os palmeirenses poderão comemorar o bicampeonato ou os adversários acompanharem a primeira conquista mundial dos alviverdes.
Na final do Campeonato Mundial de Clubes, o Palmeiras irá enfrentar o Chelsea, atual campeão da Champions League (Europa). A partida está marcada para às 13h30, no Estádio Mohammed Bin Zayed em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.