O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê chuva para o Noroeste do Estado nos próximos dias. Serão precipitações isoladas e deverão ganhar mais abrangência entre os dias 3 e 5 de janeiro. “Não com volume muito alto para os setores que vêm sofrendo com a estiagem, mas pelo menos volta a ter chuva nas regiões severamente castigadas nessas últimas semanas ou até mesmo nos últimos meses”, informa o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Nesta quinta-feira (30), o tempo em Paranavaí permanece parcialmente nublado, com pancadas de chuva e temperaturas variando de 22 a 29 graus. Na sexta-feira (31), condições semelhantes, mas amplitude térmica maior e os termômetros marcando de 20 a 30 graus. Sábado (1º de janeiro) terá céu claro e calor mais intenso, com previsão de máxima de 37 graus. Domingo (2) deverá ter o retorno de nuvens, com possíveis pancadas isoladas de chuva.
E como será o momento da virada de ano? O meteorologista do Simepar apresenta o prognóstico: já que as precipitações serão mais comuns durante a tarde e o comecinho da noite, a tendência é que a partir das 22h de sexta-feira o tempo fique mais seco, especialmente nas regiões paranaenses de fronteira com a Argentina e o Paraguai e os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
Calor intenso – Ontem, o Simepar registrou temperaturas elevadas em municípios do Noroeste do Paraná. Loanda foi a recordista do Estado entre as cidades com unidades de medição e chegou à marca de 39,3 graus. Cidade Gaúcha alcançou 38,3 graus; Paranavai, 36,7 graus; e Paranapoema, 34,5 graus.
Nesta semana, os moradores de Querência do Norte também enfrentaram os efeitos do calorão. O painel eletrônico instalado na praça central Prefeita Doutora Rose registrou 45 graus, indicando a sensação térmica.
Em dias de altas temperaturas, a recomendação é manter hábitos de hidratação do corpo. É necessário beber muita água, ter boa alimentação, usar roupas leves, evitar exposição excessiva ao sol, aplicar protetor solar, evitar bebidas alcoólicas e praticar exercícios físicos pela manhã ou fim da tarde.