“É como se estivéssemos entrando em uma máquina de tempo para voltar ao passado”, disse o líder do Podemos, senador Oriovisto Guimarães, ao fazer um balanço dos quatro primeiros meses do governo Lula, na sessão plenária desta terça-feira (2/5): ”Demos um crédito ao governo, votando a favor da PEC da transição, esperando que ele mostrasse seus projetos e sua impressão digital, mas estou profundamente decepcionado”.
O Líder citou reportagem de capa da revista Veja para enumerar retrocessos pretendidos pelo presidente Lula, como mudanças no marco do saneamento básico, na Lei das Estatais e na Lei de Responsabilidade Fiscal: “Querem ser irresponsáveis com as contas públicas, como deixaram claro no novo arcabouço, e querem criar cabides de emprego nas estatais, os mesmos que deram origem aos escândalos do petróleo e do mensalão. É muito atraso”.
Oriovisto também classificou como ‘desastrosas’ as trapalhadas nas relações internacionais do presidente da República e disse que o novo arcabouço fiscal traz ‘pegadinhas’ para empurrar gastos para fora do teto de gastos. “Temos ainda um projeto de reforma tributária defendido pelo governo, a PEC 45, que é um salto no escuro, com potencial para desorganizar a economia. Somos a favor da reforma, por isso apresentamos uma proposta alternativa: a PEC 46/2022”, finalizou o líder.
Veja o vídeo deste pronunciamento: https://oriovistoguimaraes.com.br/para-todo-lado-que-olho-so-vejo-retrocessos-e-medidas-desastrosas-diz-lider-sobre-governo-lula/