(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Prefeito Beto Vizzotto com a ministra Márcia Lopes
Prefeito Beto Vizzotto com a ministra Márcia Lopes

NOVIDADE

Paraíso do Norte anuncia Secretaria das Mulheres e dos Direitos Humanos

Anúncio foi feito pelo prefeito Beto Vizzotto ao lado da ministra Márcia Lopes em Brasília; pasta reunirá políticas de proteção às mulheres, igualdade racial e juventude

Cibele Chacon

Da redação

O município de Paraíso do Norte vai ganhar, nos próximos meses, a Secretaria das Mulheres e dos Direitos Humanos, voltada à promoção de políticas públicas transversais de proteção às mulheres, igualdade racial, juventude e combate à violência de gênero. O anúncio foi feito pelo prefeito Beto Vizzotto em um vídeo publicado nas redes sociais, ao lado da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, durante visita oficial a Brasília.

Segundo o prefeito, a iniciativa atende a uma solicitação das vereadoras Maria Aguiar e Rosiléia, e foi referendada na última Conferência Municipal das Mulheres. “Já fazemos muito em Paraíso do Norte, com ações como distribuição gratuita de absorventes para mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, auxílio-natalidade, aluguel Maria da Penha e o fim da fila de vagas na pré-escola para crianças acima de 6 meses. Mas é hora de avançar ainda mais”, afirmou Vizzotto.

A nova secretaria será, inicialmente, desmembrada da Assistência Social, sem orçamento próprio, mas com previsão de dotação orçamentária exclusiva a partir de 2026. Além de políticas voltadas às mulheres, a pasta também será responsável por ações de combate ao racismo, políticas para a juventude e a construção de uma sociedade mais tolerante e solidária.

“O objetivo é criar e acompanhar políticas públicas integradas, além de fortalecer pontes com os governos estadual e federal, alinhando ações de longo prazo e garantindo recursos para novos investimentos”, explicou o prefeito.

Durante o anúncio, a ministra Márcia Lopes destacou a importância da medida e elogiou a gestão municipal. “Estou muito feliz, honrada e orgulhosa. Há muito tempo digo que o Beto Vizzotto é um exemplo de prefeito. Não é à toa que está no quinto mandato. Vi de perto o compromisso que ele tem com a população mais vulnerável em todas as áreas. Paraíso do Norte é referência na região”, disse a ministra.

Encontro com o presidente Lula – Ainda em Brasília, o prefeito se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reforçou a parceria com o Governo Federal. “Me motiva muito estar com ele. Acompanho Lula desde 1979, na fundação do Partido dos Trabalhadores. Ver sua disposição em combater as desigualdades e construir uma sociedade mais justa me inspira a continuar o trabalho em nossa cidade e região”, declarou.

Prefeito Beto Vizzotto com o presidente Lula

Na conversa com o presidente, Vizzotto destacou projetos em andamento, como a construção de 124 novas casas pelo programa Minha Casa Minha Vida, voltado a municípios com menos de 50 mil habitantes. Também pediu atenção especial para os municípios da região Noroeste, que têm baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e solicitou o incremento de recursos para a agricultura familiar, especialmente por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“O presidente está muito animado com os avanços e determinado a seguir com medidas de justiça social, como a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a redução de alíquotas para quem recebe até R$ 7,5 mil, além da luz de graça para famílias de baixa renda. São ações que fazem diferença na vida da nossa população”, destacou Vizzotto.

Com a criação da nova secretaria, Paraíso do Norte reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos direitos humanos, a inclusão social e o combate às desigualdades estruturais, dando protagonismo a grupos historicamente vulnerabilizados e se preparando para um futuro mais igualitário.

Compartilhe: