A mobilização estadual, realizada no sábado (10), teve como foco a prevenção de doenças respiratórias e a ampliação da cobertura vacinal, especialmente contra a gripe
Cibele Chacon
Da Redação
Paraíso do Norte obteve um resultado expressivo no Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado (10), como parte de uma grande mobilização promovida pelo Governo do Estado. A ação teve como objetivo principal ampliar o acesso às vacinas de rotina e reforçar a vacinação contra a gripe, especialmente diante da proximidade do inverno, período de maior circulação do vírus Influenza.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Ao todo, foram aplicadas 1.077 doses de diferentes imunizantes, sendo: 825 contra Influenza, 41 contra a Covid-19, 56 contra a dengue, 61 de dupla adulto e 94 de outras vacinas do calendário básico. A vacinação contra a gripe, que anteriormente era restrita a grupos prioritários, foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade, e essa medida segue em vigor até que todas as doses disponíveis sejam utilizadas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gerson Pereira da Silva, o Dia D teve como foco mobilizar a comunidade e oferecer um atendimento mais ágil e acessível. “O objetivo principal da campanha foi conscientizar sobre a importância da vacinação, principalmente com a chegada do inverno. O Dia D oportuniza um horário diferenciado de atendimento e uma equipe ampliada, o que agiliza a vacinação”, afirmou.
Para facilitar a logística e ampliar o atendimento, a Secretaria de Saúde centralizou a ação em uma única Unidade de Saúde. “A campanha foi um sucesso. Isso só foi possível graças ao empenho dos trabalhadores da saúde na divulgação e, claro, à adesão da população, que entendeu a importância de manter a carteira de vacinação em dia”, ressaltou o secretário.
A preocupação com o avanço de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças e o aumento nas hospitalizações por Influenza em adultos reforçam a importância da imunização. “A vacinação é a melhor estratégia de prevenção e de redução da gravidade das doenças. A nossa Sala de Vacina continua aberta diariamente, e uma vez por mês funciona em horário estendido, até às 19h, para atender toda a população. Vacina boa é vacina no braço. Bora se vacinar”, reforçou Gerson.