(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

AMBIENTE

Paraná amplia logística reversa de baterias de chumbo ácido

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), assinou um termo de compromisso com o Ministério Público do Paraná para acelerar a operacionalização da logística reversa de baterias de chumbo ácido. O documento estabelece diretrizes e responsabilidades para coleta, retorno e destinação adequada desses resíduos após o consumo.

O termo é resultado de anos de cooperação entre os atores. O Estado promoveu um Edital de Chamamento em 2012 e convocou setores empresariais a apresentarem propostas de logística reversa, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), o que começou a mudar o cenário desse tipo de resíduos.

Outra ação de monitoramento e fomento de logística reversa de baterias de chumbo ácido foi pactuada com o Instituto Brasileiro de Energia Reciclável (IBER) em 2017. Esse termo foi renovado em 2021 e agora conta com a participação do Ministério Público, reforçando o comprometimento das partes com o meio ambiente.

A partir do novo documento a Sedest vai conceber estratégias e mecanismos para fomentar a indústria de reciclagem e produtos confeccionados com material reciclado; divulgar o Sistema de Logística Reversa por meio dos canais institucionais; encaminhar comunicados oficiais aos órgãos e instituições públicas, visando cooperar com a adesão às práticas de licitações sustentáveis; aprovar o Plano de Operacionalização da Logística Reversa no Estado Paraná; comunicar e promover a colaboração do Grupo R-20 na implementação das obrigações junto a todos os municípios do Estado; e orientar os municípios quanto ao funcionamento dos pontos de coleta e quanto à responsabilidade do setor pelo recolhimento e destinação das baterias de chumbo ácido. O MPPR acompanhará o cumprimento das metas estabelecidas.

O acordo foi firmado entre a Sedest, o Instituto Água e Terra (IAT), o IBER e o MPPR, por meio do Grupo de Atuação Especial na Proteção ao Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo (CAOPMAHU), com anuência da Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais (Abrabat) e a Associação Comercial do Paraná (ACP).

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, destacou a importância do acordo para a promoção da economia circular. “A logística reversa é uma forma de garantir que os resíduos sejam reincorporados como insumos em novos ciclos produtivos, gerando renda, emprego e preservando os recursos naturais. A Sedest está comprometida em apoiar e monitorar a implementação da logística reversa de baterias de chumbo ácido no Paraná, que são resíduos perigosos e que precisam ser tratados com responsabilidade”, afirmou.

Compartilhe: