O Governo do Paraná marcou presença no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, que acontece no Rio de Janeiro até essa sexta-feira (6). O secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, realizou uma palestra na quinta (5) na conferência E-Gov, voltada para disseminação do conceito e práticas de governos digitais, além da desburocratização e simplificação da gestão pública.
Ragel enfatizou o comprometimento do Paraná com a promoção da cultura inovação, destacando programas e iniciativas que visam impulsionar a economia do Estado por meio da tecnologia e da digitalização dos serviços públicos. O Estado foi recentemente eleito o mais inovador e sustentável do Brasil, segundo o ranking Bright Cities.
O tema da palestra foi Inovação do Paraná como exemplo para o Brasil. “A participação destacada do Governo do Paraná no Rio Innovation Week 2023 sublinha o compromisso do Estado em fomentar a inovação como um motor para o desenvolvimento econômico e aprimoramento dos serviços públicos”, afirmou o secretário.
Ele também ressaltou a importância de parcerias entre os setores público e o privado para fomentar o ecossistema de inovação e criar um ambiente propício para o surgimento de startups e empreendimentos tecnológicos.
Entre as ações apresentadas pelo secretário, está o Paraná Anjo Inovador, maior projeto de incentivo financeiro público para startups do Brasil, que destina R$ 20 milhões em subsídio para desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores nas áreas de saúde, educação, agricultura e gestão pública.
O Rio Innovation Week 2023 promove um total de 30 conferências simultâneas, com a participação de mais de 350 empresas, instituições de pesquisa e experiências inovadoras. Tudo isso ocorre em um espaço de cerca de 60 mil metros quadrados no Píer Mauá. Os organizadores do evento estimam a participação de 130 mil pessoas desde o início do evento, na terça-feira (3).
Fonte: AEN