(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Dia Nacional da Imunização reforça importância da prevenção; 31 vacinas estão disponíveis de forma gratuita no Paraná Foto: SESA-PR

PREVENÇÃO

Paraná disponibiliza 31 vacinas gratuitas

Reforçado o compromisso com a proteção da população e ampliação da cobertura vacinal por meio da atualização da caderneta em todas as fases da vida

Celebrado nesta segunda-feira (9), o Dia Nacional da Imunização destaca a importância das vacinas na prevenção, controle e eliminação de doenças. O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), reforça o compromisso com a proteção da população e ampliação da cobertura vacinal por meio da atualização da caderneta em todas as fases da vida. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná disponibiliza gratuitamente 31 vacinas à população.

A auxiliar de enfermagem Elza de Fátima Pereira Moreira, que mora em Tibagi, região dos Campos Gerais, é servidora há 48 anos. Ela é considerada uma defensora da vacina. Ao longo da sua vida já tomou mais de 40 doses. A valorização pela prevenção e cuidado a acompanhou desde sempre. Venceu uma pandemia, várias epidemias e doenças.

“A vacinação é fundamental para prevenção de doenças, proteção individual e coletiva. Ao se vacinar, você fortalece seu sistema imunológico e contribui para a redução da circulação de vírus e bactérias, protegendo também quem não pode se vacinar. É um ato de cuidado com a própria saúde e com a saúde da saúde pública”, ressalta.

Elza é exemplo, já que a imunização é reconhecida como uma das estratégias mais eficazes de prevenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 doenças graves podem ser prevenidas por vacinas, salvando de 2 a 3 milhões de vidas por ano em todo o mundo.

São 48 tipos de imunobiológicos – 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas ofertados pelo SUS. O Paraná se destaca em suas coberturas vacinais como, por exemplo, da BCG, vacina contra a tuberculose. No Estado, a cobertura vacinal é de 98,80%, enquanto no país não ultrapassa os 86%.

Segundo levantamento da Sesa, a cobertura vacinal de doses de rotina apresentou avanço. Além da BCG, a tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola, chega 98,25%, em crescimento contínuo desde 2020, quando apresentava 86,15%.

Na infância, até os 10 anos, o esquema vacinal contempla 13 imunizantes, além de reforços e doses complementares. Já na adolescência, continuam sendo ofertadas vacinas importantes como a do HPV, que previne câncer de colo do útero, a meningocócica ACWY, dengue e a dupla adulto.

Adultos também devem manter a caderneta atualizada. Seis vacinas são recomendadas a partir dos 18 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dupla adulto, Influenza e Covid-19, a depender dos esquemas iniciados na infância ou adolescência.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, ressalta a importância de vacinar-se, principalmente neste momento, contra a gripe. “Só em 2025 já são 10.635 casos e 523 mortes confirmadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). E o mais grave: a grande maioria das vítimas não estava vacinada”, disse. “A cobertura vacinal para gripe entre idosos, crianças e gestantes está muito abaixo do ideal, sendo que mais de 80% dos pedidos de internação são para esses grupos”.

Confira algumas das principais vacinas disponíveis no SUS (rotina):

BCG – contra tuberculose; Pentavalente – contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B; Pneumocócica 10-valente – contra pneumonia e meningite; Meningocócica C e ACWY – contra meningite; Rotavírus – contra diarreia grave; VIP – contra poliomielite; DTP e dTpa – contra difteria, tétano e coqueluche; Tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola; Hepatites A e B – contra infecções virais;

HPV – contra verrugas genitais e câncer de colo do útero;

Varicela – contra varicela; Febre amarela – contra febre amarela;

Covi-19 – contra infecção; Influenza – contra a gripe; Tetra viral – contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela; Pneumo 23 – protege contra a pneumonia.

Compartilhe: