O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para o Paraná nesta sexta-feira (9). O aviso meteorológico chama atenção para o perigo potencial de ocorrência de temporais em todas as regiões do estado, incluindo o Noroeste paranaense. O alerta amarelo tem validade até às 23h59.
O aviso do Inmet indica risco de chuvas volumosas, com acumulados que podem chegar a 50 milímetros por dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. Segundo o instituto meteorológico, a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixa.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a ocorrência de eventos extremos no estado se deve ao avanço de um sistema de baixa pressão do norte da Argentina em direção ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul.
Aliado a essa mudança, o clima no Paraná segue muito quente. Com maior disponibilidade de umidade na atmosfera, pancadas de chuva e temporais isolados são esperados em todos os setores, explica o Simepar.
Em Paranavaí, a chuva deve retornar ainda nesta sexta-feira. Segundo o instituto meteorológico, a precipitação prevista é de aproximadamente dois milímetros. As temperaturas se mantêm elevadas, podendo chegar aos 31°C no período da tarde.
No sábado (10), a instabilidade se intensifica e ainda há possibilidade de temporais em várias regiões. Em Paranavaí, o acumulado de chuva previsto é de pouco mais de 14 milímetros, com pancadas distribuídas ao longo de todo o dia. O calor continua, com temperaturas variando entre 22°C e 31°C.




