(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

AGRICULTURA

Paraná lidera a produção de orgânicos no Brasil

Com 3.911 produtores rurais certificados em 2023, o Paraná lidera a produção de orgânicos no Brasil. Desse total, 727 foram certificados entre janeiro e setembro, sendo 347 com suporte do programa Paraná Mais Orgânico (PMO), que corresponde a 47,7% dos certificados no período.

Luiz Cézar Kawano, Coordenador do Fundo Paraná da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), avalia que o programa contribui para a sustentabilidade ambiental e social, preservando recursos naturais como a água e o solo.

“E contribui para a conservação da biodiversidade, além de promover a agricultura orgânica, com impacto positivo nas condições de trabalho e renda para os produtores rurais, garantindo assim uma alimentação saudável aos consumidores”, explica.

O PMO foca na conversão de produções convencionais em orgânicos em pequenas propriedades e agricultores familiares, seguindo a legislação, e tem como objetivo promover técnicas de manejo agroecológico, agregar valor aos produtos orgânicos do estado, preservar recursos naturais e impulsionar a produção local e regional.

Ednaldo Michellon, coordenador do PMO, considera que estudos acadêmicos desenvolvidos pelo programa são importantes para o desenvolvimento e a consolidação desse sistema de produção. “Fornece informações científicas sobre os benefícios e os desafios da produção orgânica no território paranaense e contribui para a formação de profissionais qualificados e para a capacitação de agricultores e agricultoras para a produção e a comercialização de alimentos orgânicos também”, esclarece.

Investimentos – Em 2023, o governo do Paraná investiu R$ 2 milhões do Fundo Paraná na compra de 12 caminhonetes para atividades do programa Paraná Mais Orgânico. Os veículos, destinados a acompanhamento e vistorias em propriedades de agricultores familiares, foram entregues em dezembro.

SOPHIA STEIN-Brasil 61

Compartilhe: