(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Comércio paranaense acumula bons resultados
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Comércio paranaense acumula bons resultados Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

MELHOR DESEMPENHO

Paraná lidera crescimento das vendas no comércio

Como reflexo direto do maior movimento comercial, as receitas nominais também cresceram. O Paraná liderou o aumento nacional no mês de março, com alta de 5,1% em relação a fevereiro, enquanto a média nacional foi de apenas 1,5%

As empresas paranaenses ligadas ao setor do comércio registraram um aumento de 4,7% no volume de vendas em março de 2025, em comparação com fevereiro. O resultado colocou o Estado na liderança nacional de crescimento do comércio varejista ampliado no mês, 2,8 pontos percentuais acima da média brasileira, que foi de 1,9%. Na comparação com março de 2024, a alta foi de 4%, também acima da média nacional, que recuou 1,2%.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O comércio varejista ampliado considera, além dos itens tradicionais de consumo, setores de maior peso econômico, como veículos, motos, peças e materiais de construção, o que amplia a representatividade dos dados para a avaliação da atividade econômica.

Comércio paranaense acumula bons resultados
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

No Paraná, onde esses segmentos têm forte presença, esse recorte ajuda a demonstrar com mais precisão a dinâmica do mercado interno.

Como reflexo direto do maior movimento comercial, as receitas nominais também cresceram. O Paraná liderou o aumento nacional no mês, com alta de 5,1% em relação a fevereiro, enquanto a média nacional foi de apenas 1,5%.

O segmento de eletrodomésticos foi o principal responsável pelo desempenho expressivo do Estado, com crescimento de 20,4% nas vendas. Em seguida aparecem os atacadistas especializados em alimentos e bebidas (12,7%), veículos e motocicletas (8,4%), vestuário (6,9%), materiais de construção (4,6%) e combustíveis e lubrificantes (3,8%).

O melhor desempenho do País em março ajudou a consolidar um primeiro trimestre positivo para o varejo paranaense. Entre janeiro e março de 2025, as vendas cresceram 3,9% na comparação com o mesmo período de 2024, enquanto as receitas nominais aumentaram 8,3%.

Impulso – Entre os fatores que ajudam a explicar os bons indicadores estaduais, está o menor nível de desemprego da história do Paraná, que chegou a 3,3% no quarto trimestre de 2024. Apenas entre janeiro e março deste ano, mais 60,7 mil pessoas ingressaram no mercado formal de trabalho no Estado.

Os paranaenses também tiveram o maior crescimento real no rendimento per capita entre os estados do Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste do Brasil em 2024. Com uma renda 19,2% maior do que em 2023, as famílias tiveram mais dinheiro para gastar no comércio.

Outro estímulo para ampliar a renda média dos paranaenses ocorreu em abril deste ano, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou o aumento no salário mínimo regional, que agora chega a até R$ 2.275,36, quase 50% a mais do que o salário mínimo nacional.

Metodologia – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados completos do Paraná e do País podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

Compartilhe: