O Brasil alcançou, em 2022, uma marca inédita de mulheres à frente de um empreendimento. Segundo estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do IBGE, no terceiro trimestre do ano passado, havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no País, o maior contingente de empreendedoras da história. No Paraná, são 560.767 empresas comandadas por mulheres, o que representa 33% do total, segundo o levantamento.
Ainda de acordo com a pesquisa, 83% das mulheres que empreendem no Paraná, o fazem por conta própria e 17% das empresas possuem colaboradores. O número de colaboradores é superior ao da média brasileira, que ficou em 13%, conforme o IBGE. Dos negócios comandados por mulheres empreendedoras, 71% possuem de um a cinco colaboradores e 19% correspondem a empresas com o quadro de funcionários maior do que seis.
Segundo a consultora do Sebrae/PR e gestora estadual do programa Sebrae Delas, Dianalu Caldato, os dados indicam um comportamento conhecido quanto ao empreendedorismo de gênero.
“As mulheres empreendedoras buscam dar preferência às mudanças sociais e criar oportunidades para os menos favorecidos, o que tem impacto significativo na geração de emprego, de renda e no desenvolvimento econômico. O Paraná estar acima da média nacional na geração de empregos é resultado do comportamento empreendedor delas, e com o suporte do Sebrae e de entidades parceiras”, afirma.
Outro dado relevante mostrado pela pesquisa mostra que 50% das mulheres empreendedoras no Paraná são “chefes do domicílio”, ou seja, cuidam da casa e de filhos, tendo duplas ou triplas jornadas de trabalho.
Para Dianalu, essa característica reflete o comprometimento que as mulheres carregam em equilibrar a vida familiar sem deixar de lado o sonho de empreender.
“As mulheres trazem essa capacidade de conciliação aliada a muita coragem, iniciativa, determinação e sensibilidade. Há uma grande motivação do sexo feminino em fazer acontecer e dar certo, muitas vezes, inclusive, com a cooperação de outras empreendedoras”, conclui.
Os dados do IBGE mostraram também que ainda existe muita disparidade salarial entre homens e mulheres empreendedores no Estado. Segundo a pesquisa, o rendimento real dos homens, em média, é de R$ 3.346,00, enquanto o das mulheres é de R$ 2.681,00, na média, uma diferença de 24,8%.
A pesquisa trouxe ainda que, juntos, homens e mulheres superaram o número de 30 milhões de donos de negócios no Brasil – o maior da série histórica. Destes, 1,6 milhão são empreendedores paranaenses, inclusive com reconhecimento nacional.
A vencedora nacional da 16ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), realizado em 2022, foi a paranaense Maria Cristina Cavassin. Proprietária do Spazio Cris, salão de beleza criado em 1984, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, ela venceu na categoria Microempreendedora Individual.
“O empreendedorismo abre muitas portas na vida pessoal, financeira, no relacionamento entre pessoas e traz muito conhecimento. Através do empreendedorismo, é possível concretizar sonhos e ter mais oportunidades na sua vida”, comenta a empresária.