(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Paraná registrou o maior crescimento de atividades turísticas do Brasil em maio
Foto: Viaje Paraná
Paraná registrou o maior crescimento de atividades turísticas do Brasil em maio Foto: Viaje Paraná

Paraná registrou o maior crescimento de atividades turísticas do Brasil em maio

Estado teve aumento de 2,6% no volume de atividades turísticas, em comparação a abril. A média nacional ficou em -0,7% no quinto mês do ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Paraná se destaca também nos indicador dos últimos 12 meses e no acumulado do ano.

O Paraná teve aumento de 2,6% no volume de vendas de atividades turísticas em maio em comparação com abril, desempenho superior à média nacional que caiu 0,7% no período. O Estado alcançou o melhor desempenho do Brasil no quinto mês do ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (11).

Os dados mostram que o Paraná se destaca em relação à média nacional e mantém crescimento consistente também nos indicadores dos últimos 12 meses e no acumulado do ano (janeiro a maio)

O segundo melhor resultado foi o Rio de Janeiro, que cresceu 2,3% em maio ante abril. A pesquisa mostra que nove dos 17 estados investigados acompanharam a tendência de queda observada na média nacional. Entre os principais impactos negativos estão São Paulo (-2,7%), Pernambuco (-3,3%), Bahia (-1,8%) e Goiás (-4,3%).

Em relação aos últimos 12 meses, a movimentação econômica do turismo paranaense evoluiu 7,5%. Enquanto que o acumulado do ano (de janeiro a maio) de 2025, em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 5,7%. Os outros dois estados do Sul do país também registraram crescimento positivo no acumulado do ano, como Santa Catarina com alta de (9,7%), e Rio Grande do Sul com (4,9%).

Para o diretor presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, a participação do Estado em feiras e eventos no Brasil e exterior, além do contato direto com os agentes de viagens de todo o país têm contribuído para resultados positivos no setor de turismo do Estado.

“O Paraná fez uma ação inédita de trazer convenções para o Estado, onde agentes de viagens conhecem os destinos pessoalmente. Já atingimos mais de 15 mil profissionais que vendem pacotes turísticos, ou seja, estamos colocando o Paraná na prateleira de vendas das operadoras”, disse.

CONDIÇÕES PROPÍCIAS – A partir de ações voltadas à infraestrutura e qualificação dos serviços, o Paraná oferece condições propícias que refletem na alta de 23,7% de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025 com 627.858 visitantes frente às 507.560 chegadas do mesmo período de 2024, de acordo com levantamento da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu).

O forte impacto da atividade turística reforça que o crescimento no número de visitantes, não apenas internacionais, já reflete na geração de novas oportunidades em segmentos como hospedagem, alimentação, transporte e comércio regional, dinamizando a economia das cidades turísticas.

SERVIÇOS – A pesquisa do IBGE mostra que o Paraná registrou um aumento 2,7% nos últimos 12 meses no volume de empresas prestadoras de serviço. Entre os segmentos que compõem o setor, os maiores crescimentos de janeiro a maio de 2025 no Paraná foram registrados nas empresas que atendem diretamente às famílias, como as voltadas ao bem-estar, lazer e cuidados pessoais, com aumento de (5,6%) no volume de atividades. Na sequência, destacam-se os serviços profissionais, administrativos e complementares (4,3%) e os transportes, serviços auxiliares e correio (0,7%).

O bom desempenho operacional das empresas também se refletiu nas receitas. No acumulado do ano, a receita nominal – que mede o faturamento sem descontar a inflação – subiu 5,8% nas empresas paranaenses do setor. No caso do turismo, o crescimento foi ainda mais significativo: 12,5% em comparação com o mesmo período de 2024.

SOBRE A PMS – Produzida pelo IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços permite o acompanhamento conjuntural do setor no Brasil e nos estados, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como sua principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação.

Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o Banco de Dados do IBGE. A próxima divulgação da PMS, relativa ao mês de maio, será no dia 14 de agosto.

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: