(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANÁ

Paraná renova compromisso com o Pacto Global de Sustentabilidade da ONU

O governador Carlos Massa Ratinho Junior renovou nesta sexta-feira (16) o compromisso do Paraná com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no setor de sustentabilidade. A renovação, via documento enviado à entidade, tem como objetivo dar continuidade à promoção da chamada sustentabilidade corporativa, que envolve temas relacionados aos direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Desde 2019, o Governo do Paraná adotou uma série de medidas voltadas aos temas, como a implementação do compliance, a promoção de reformas administrativas e ações que garantiram mais transparência na gestão pública. Nos últimos quatro anos, o Estado também reforçou o cumprimento da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos 399 municípios paranaenses.

A coordenação dos ODS no Paraná está sob a responsabilidade da Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), vinculada à Casa Civil, que articula projetos e ações conjuntas com os municípios, a iniciativa privada, sociedade civil e o setor acadêmico. “O Paraná é um exemplo mundial em desenvolvimento sustentável. O Pacto Global e a Agenda 2030 representam a oportunidade de potencializar impactos concretos nas comunidades e na vida das pessoas”, afirmou Keli Guimarães, superintendente da SGDES.

De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, o Paraná é primeiro lugar em sustentabilidade ambiental do País. A classificação leva em conta indicadores como recuperação de áreas degradadas, combate ao desmatamento, tratamento de esgoto, coleta seletiva e reciclagem de lixo. Em 2021, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também apontou o Paraná como um exemplo mundial em desenvolvimento sustentável. A afirmação levou em conta justamente a adesão do Estado para aplicação dos ODS nos últimos anos.

O Paraná também está entre os entes brasileiros que fazem parte do Pacto Trinacional da Mata Atlântica, iniciativa coordenada pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e pela Rede Trinacional para a Restauração da Mata Atlântica, formada pelo Brasil, Argentina e Paraguai. As Iniciativas de Referência da Restauração Mundial se tornam elegíveis para receber apoio, financiamento e expertise técnica da ONU, o que pode favorecer a Grande Reserva Mata Atlântica.

Segundo o governador Ratinho Junior, apesar de já ser um exemplo sobre o tema, o Governo do Estado busca avanços. “O Paraná é o Estado mais sustentável do País e um exemplo em desenvolvimento sustentável para a OCDE, demonstrando que é possível aliar o aumento da produção com a preservação do meio ambiente. Vamos continuar a desenvolver projetos e políticas pioneiras, em parceria com os municípios, para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses e cumprir com o Pacto Global e os objetivos da Agenda 2030”, afirmou.

ESTRATÉGIA – Para garantir a implementação dos objetivos da agenda 2030, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social (Cedes) criou a estratégia Paraná de Olho nos ODS, que tem como foco o planejamento, a execução e o monitoramento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

A estratégia que visa o planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas alinhadas aos ODS por meio de ferramentas de acompanhamento a análise. O trabalho conta com a participação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), o Tribunal de Justiça, a Associação Comercial do Paraná (ACP) e outros órgãos da sociedade civil organizada.

Entre as ações do plano estratégico estão o desenvolvimento de um diagnóstico estadual e municipal, a captação de recursos, a prospecção de boas práticas realizadas em outros locais e a mensuração do retorno social das ações através de indicadores globais.

Também está em andamento, com coordenação do Cedes, o programa Abordagem Territorial. O Paraná é único estado brasileiro a fazer parte desse estudo da OCDE. Junto com ele participam, desde 2019, outras nove regiões e cidades de diferentes países. Nesses quase quatro anos já foi concluída a primeira fase do programa, que resultou em um relatório que destacou pontos fortes do Estado, exemplo global de sustentabilidade, e recomendou a adoção de novas estratégias no nível subnacional.

AGENDA 2030 – Firmada por chefes de Estado e de Governo durante a Assembleia Geral da ONU em 2015, a Agenda 2030 resultou em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que englobam 169 metas que devem ser alcançados até 2030. Entre os resultados já obtidos pelo Paraná, está a construção de um dos maiores quadros de indicadores ODS desagregados a nível municipal. São 95 indicadores nos 399 municípios.

Para acompanhamento desses indicadores, o Estado criou uma plataforma de Business Intelligence (BI) em que é possível consultar o andamento de projetos contra o desperdício de alimentos, capacitação, alinhamento de planos diretores e de instrumentos de planejamento orçamentário. O Estado também desenvolveu um site para a troca de boas práticas em diversas áreas, o Portal Boas Práticas ODS, que incentiva o engajamento de mais pessoas na troca de experiências e de ações.

Outra conquista foi o projeto da Universidade dos Prefeitos e Líderes Locais, coordenada pela SGDES, focado na capacitação de lideranças municipais. O curso será ministrado de forma híbrida (online e presencial), com duração de nove meses.

 

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Compartilhe: