(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Paraná se destaca na vacinação contra HPV 
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN
Paraná se destaca na vacinação contra HPV Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

SAÚDE

Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025

O Paraná é referência no ranking nacional de cobertura vacinal contra o HPV (Papilomavírus Humano) entre jovens de 9 a 14 anos. Em 2025, o Estado alcançou a 3ª posição para meninos e 4ª para meninas, mantendo índices acima de 85% em ambos os sexos. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e mostram que o Paraná como destaque na imunização, ficando atrás apenas de Roraima, Espírito Santo e Santa Catarina.

“A vacinação ajuda a combater o câncer de colo de útero nas meninas e reduzir o câncer de colorretal nos meninos. É uma imunização importante e queremos sempre nos manter em destaque na quantidade de doses aplicadas, porque isso significa prevenção”, explica o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Nossa meta é manter o ritmo para que o Paraná continue sendo um porto seguro contra doenças evitáveis”.

Os números mostram a boa adesão à campanha de imunização, mantendo um equilíbrio superior à média de outros estados. Em relação ao público feminino, o índice de cobertura foi de 94,9%, atingindo a meta ideal de imunização, que é de 90%, e ainda superando a média nacional para o grupo, que é de 83,0%.

Paraná se destaca na vacinação contra HPV
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

Entre os meninos, o índice é de 86,8% e embora ligeiramente inferior ao feminino, é superior à média nacional masculina de 71,1%.

Resgate

Apesar da vacina seguir com bons índices de adesão na faixa etária entre 9 e 14 anos, ainda existem adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que não se imunizaram na faixa etária recomendada (entre 9 e 14 anos). Vale destacar que a vacina está disponível também para esse público.

A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção contra o câncer de colo do útero, além de outros tipos como o de ânus, de pênis, de boca e de orofaringe e está disponível, de forma gratuita, em Unidades Básicas de Saúde e salas de vacinação.

O HPV é um vírus comum, com infecções que frequentemente não apresentam sintomas, mas que podem evoluir para doenças graves a longo prazo. A vacina estimula o sistema imunológico a criar defesas, impedindo que o vírus se instale e cause problemas futuros, sendo uma medida fundamental de saúde pública.

Compartilhe: