O Paraná tem obras em andamento em rodovias por todas as regiões. Os serviços estão em diferentes fases de execução e buscam resolver antigos gargalos no tráfego, melhorar as condições da malha viária e trazer segurança aos usuários. Os investimentos chegam próximo a R$ 7 bilhões e são executados com diferentes fontes, incluindo os recursos próprios do Tesouro, financiamentos nacionais e internacionais e dentro do convênio com a Itaipu Binacional.
Região – PR-323 – A obra de duplicação da PR-323 em Doutor Camargo, no Noroeste do Estado, está em fase final. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a implantação 6,3 quilômetros de pistas duplas chegou a 80%, e o viaduto que integra o trecho está 96% concluído. O investimento é de R$ 38,3 milhões.
A duplicação em Doutor Camargo é uma das quatro frentes de trabalho do DER/PR na rodovia, que era uma das mais críticas do Paraná, em um investimento total de mais de R$ 250 milhões. Duas obras no principal eixo rodoviário da região, a PR-323, serão concluídas ainda neste ano, modernizando o corredor de escoamento da safra e da produção industrial na macrorregião de Maringá.
Duplicação de 6,3 quilômetros até o Rio Ivaí complementam a primeira parte da obra, já finalizada, de 20,75 quilômetros de duplicação entre Paiçandu e Doutor Camargo. A transformação é resultado do investimento de quase R$ 130 milhões do Governo do Estado.
Além da duplicação, que segue até Umuarama e inclui obras no Trevo Gauchão, também está em execução o aumento de capacidade da via, com a implantação de terceiras faixas em pontos críticos da PR-323, entre Doutor Camargo e Iporã. O investimento é de R$ 59,4 milhões e atendem quase 24 quilômetros no total, identificados como os que apresentam maior potencial para acidentes.
Umuarama conta também com a revitalização da Estrada da Boiadeira. E ainda no Noroeste, está em execução a duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, melhorando o acesso a São Paulo.