Nesta quarta-feira (18), em Porto Rico, foi realizado o lançamento da ação “Jornadas Regiões Turísticas”, que faz parte do Programa Regionalização do Paraná do Governo Estadual. Durante o evento, o secretário de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, afirmou que o estado vive um novo momento no setor.
Comparando com o desenvolvimento agrícola na década de 70, era da mecanização do setor. O secretário disse que este ciclo de crescimento está voltado para o turismo, pois após a pandemia a sociedade passou a pensar de forma diferente.
Em 2023, o Governo Estadual criou a Secretaria de Estado do Turismo – SETU. Em levantamento feito pela Secretaria, aproximadamente 5.500 pessoas foram empregadas no setor, além de 85% dos paranaenses já se programaram para viajar nas férias de fim de ano e mais 70% dos destinos serão no Estado.
“Nós temos potencial. Temos que transformar em negócio para trazer o turista até nossas cidades”, disse Marcio Nunes.
O evento realizado em Porto Rico contou a com a participação de prefeitos e lideranças da Região Noroeste, além de representantes das Instancias de Governança Regionais (IGR’s) Encontro das Águas e Biomas e Águas do Arenito Caiuá.
A ação lançada em Porto Rico tem por intuito o fortalecimento das regiões por meio de análise de rotas regionais, além de promover a sensibilização dos gestores locais da importância do turismo para o crescimento econômico do munícipio.
No encontro foram realizadas oficinas técnicas para capacitar os munícipios e agentes para as demandas no setor. Também houve visitação em alguns pontos turísticos indicados pela gestão municipal.
Por meio da SETU, o Governo está criando os programas Mais Viagens, Mais Eventos e Mais Infra que visam apoiar os munícipios.
Dentro do Mais Infra, Marcio Nunes cita que existe um conjunto de obras protocoladas da Região Noroeste, entre elas estão a pavimentação de Nova Londrina ao Porto Tigre; Terra Rica ao Porto Garimpo; Diamante do Norte à Vila de Pescadores; Querência do Norte ao Porto Brasílio; Mirador ao Rio Ivaí; Marilena ao Porto Maringá; Porto São José ao Porto Eucalipito.
Região – O prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Neto (Arapongas) destacou o crescimento do setor. Ele também prega a importância do desenvolvimento da região por inteiro. “Queremos divulgar uma região, pois ninguém cresce sozinho.”
Já o secretário municipal de Turismo de Porto Rico, Murilo Gois, ressaltou o trabalho do Governo do Estado no setor turístico.
Presidente da IGR Encontro das Águas e Biomas, Fabio Alves Sant’ana comentou que as IGR’s têm feito um trabalho de base para desenvolver a mão de obra qualificada que vá atender os turistas dentro dos munícipios.