Iniciou nesta terça-feira (29) e segue até a quinta-feira (31) a V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Foz do Iguaçu, realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Ação em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM).
No evento, representantes do poder público e da sociedade civil vão debater ações e propor diretrizes que promovam os direitos das mulheres em todo o Estado. A programação inclui palestras, atividades em grupo, apresentações culturais e a eleição das delegadas que representarão o Paraná na etapa nacional da conferência, em Brasília.
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, lembrou que o Paraná volta a realizar esta Conferência após dez anos, reforçando o compromisso com a escuta ativa e a construção participativa de políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Para ela, a realização da conferência marca um novo ciclo de articulação entre governo e sociedade civil.
“Tem lugar para todo mundo, tem espaço para todas. E aqui, vocês têm muitos faróis. Faróis que não irão ofuscar ninguém. Pelo contrário. Cada uma dessas mulheres incríveis está aqui para mostrar o caminho, para que ele seja mais fácil para nós e para todas as que vierem depois de nós”, afirmou.
Leandre enfatizou que o evento é resultado de uma ampla mobilização em todo o Estado. Ao todo, foram realizadas 225 conferências municipais, sendo 207 presenciais e intermunicipais e outras 18 no formato de lives temáticas, promovendo escuta ativa com diferentes segmentos da sociedade. A conferência conta com a presença de mais de 600 delegadas e representantes dos 32 territórios regionais do Estado. Já no primeiro dia, mais de 1.000 pessoas participaram da programação em Foz do Iguaçu.

Foto: Robson Mafra
A abertura da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres teve a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que reforçou a importância do diálogo e da construção coletiva.
O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destacou os resultados positivos já alcançados no Estado. “No primeiro semestre de 2025, o Paraná liderou a geração de empregos formais para mulheres na região Sul, com mais de 42 mil novas vagas ocupadas por trabalhadoras. Isso é resultado de políticas públicas estruturadas, como o Qualifica Paraná, que já formou mais de 1.700 mulheres só neste ano”, pontou.
Fórum – As mulheres que estão em Foz do Iguaçu também tiveram a oportunidade de participar do 1⁰ Fórum dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher do Paraná, espaço inédito para fortalecimento da articulação entre municípios, Estado e União na implementação de ações voltadas à promoção da igualdade de gênero.

Foto: Robson Mafra
A presidente do CEDM/PR, Ivanete Paulino Xavier, relembrou o percurso histórico que permitiu a realização da quinta edição do evento. “Essa caminhada não começou hoje! Devemos celebrar aquelas que vieram antes de nós, que semearam, regaram e colheram os frutos de centenas de conferências municipais, quatro conferências estaduais e quatro conferências nacionais. Essa quinta jornada também não foi fácil”, reforçou.
Avanços – Durante a conferência, a secretária Leandre Dal Ponte realizou a entrega da minuta do projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Políticas para as Mulheres no Paraná. O documento foi entregue em mãos à presidente do CEDM/PR. “É a continuação de uma política de Estado. Uma política que vai ficar, que vai ajudar a construir um Estado mais justo, mais igualitário, que não vai deixar ninguém para trás. Porque tudo que estamos fazendo aqui é apenas a base dessa grande construção”, ressaltou a secretária.