(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FINANÇAS

Paranaenses estão, aos poucos, menos endividados

As famílias paranaenses estão cada vez menos endividadas. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), a parcela de endividados caiu de 91,1% em janeiro para 90,9% em fevereiro. Desde agosto do ano passado o índice de endividamento vem caindo no Paraná. Mesmo assim, o estado ainda se mantém no topo do ranking brasileiro de endividados. A média nacional da PEIC ficou em 77,9%.

O endividamento dos paranaenses está atrelado principalmente às compras no cartão de crédito, que representam 88,1% das dívidas. Outros motivos que levam os consumidores a manterem compromissos financeiros são o financiamento de carro, que concentrou 7,3% das dívidas em fevereiro, e o financiamento de casa, com 5,1%.

Se por um lado os paranaenses são os mais endividados do Brasil, vale ressalvar que não são os mais inadimplentes. Em fevereiro, 14,5% das famílias estavam com as contas em atraso, o que coloca o Paraná na 25ª posição entre os demais estados. A média nacional de inadimplência é praticamente o dobro, com 28,1%. Já o percentual de paranaenses que admitem não ter condições de quitar seus débitos correspondem a 4,5%, ante os 11,9% da média nacional.

O endividamento caiu entre as famílias com rendimentos até dez salários mínimos, saindo de 90,9% em janeiro para 90,6% em fevereiro. Já entre as famílias com renda superior a dez salários mínimos, a PEIC permaneceu no patamar de 92,3%.

Compartilhe: