(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

SOLIDARIEDADE

Paranavaí arrecada mais de uma tonelada de alimentos para vítimas de desastres no Paraná

Nesta segunda-feira, primeiro dia da campanha de doação, a Defesa Civil contabilizou aproximadamente 1.000 itens entregues no quartel do Corpo de Bombeiros

REINALDO SILVA

Da Redação

A solidariedade revela a face divina da humanidade. Em tempos de crise, como a enfrentada pelos moradores de Rio Bonito do Iguaçu, a cooperação voluntária ganha traços de determinação e ameniza a vulnerabilidade das vítimas. O município da Região Centro-Sul do Paraná foi devastado por um tornado na última sexta-feira (7), e a situação motivou campanhas de arrecadação de itens de primeira necessidade para os mais de 13 mil habitantes.

Em Paranavaí a ação é coordenada pela Defesa Civil. Nesta segunda-feira (10), primeiro dia de mobilização, a equipe recebeu aproximadamente 1.000 itens: roupas, fraldas infantis e geriátricas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, garrafas de água mineral, pacotes de ração animal e mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis.

As doações estão concentradas no quartel da 5ª Companhia Independente de Bombeiro de Paranavaí. Assim que o volume for suficiente para preencher um caminhão de carga, tudo será levado para Rio Bonito do Iguaçu.

Entre os itens doados pela comunidade, produtos de limpeza e higiene pessoal e alimentos não perecíveis
Foto: Ivan Fuquini

A logística é organizada de forma conjunta com participação do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Todos os donativos são catalogados e separados por categorias. Quando chegarem ao destino, passarão por nova triagem da Defesa Civil do Paraná para posterior distribuição.

O guarda municipal de Paranavaí Marcelo Gomes de Souza enalteceu a iniciativa de empresas que encamparam a ideia e estão promovendo campanhas internas de arrecadação. Também falou de voluntários que disponibilizaram caminhões e se ofereceram para fazer o transporte até Rio Bonito do Iguaçu.

Marcelo Gomes de Souza enalteceu a mobilização de empresas para elevar o número de donativos
Foto: Ivan Fuquini

Por enquanto, não há prazo para a conclusão da ação solidária, a depender do processo de recuperação do município. Quando esse momento chegar, a Defesa Civil do Paraná fará os devidos comunicados. Até lá, toda ajuda é bem-vinda, diz Souza. A preferência é por itens de higiene pessoal e alimentos que não requerem preparo, por exemplo, biscoitos, pães e leite.

Tornados

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a passagem de três tornados pelo estado na última sexta-feira. Além de Rio Bonito do Iguaçu, foram atingidos os municípios de Turvo e Guarapuava. Até a tarde desta segunda-feira, outras situações estavam sob análise.

De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas — com grande aporte de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura — criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados.

Em Rio Bonito do Iguaçu, o tornado de categoria F3 na escala Fujita provocou ventos estimados entre 300 e 330 quilômetros por hora. Em Guarapuava Turvo, a intensidade foi classificada como F2, com a velocidade dos ventos alcançando, respectivamente, 250 e 200 quilômetros por hora.

Serviço

A 5ª Companhia Independente de Bombeiro de Paranavaí fica na Rua John Kennedy, 565, Jardim Iguaçu.

Compartilhe: