Nesta segunda-feira, primeiro dia da campanha de doação, a Defesa Civil contabilizou aproximadamente 1.000 itens entregues no quartel do Corpo de Bombeiros
REINALDO SILVA
Da Redação
A solidariedade revela a face divina da humanidade. Em tempos de crise, como a enfrentada pelos moradores de Rio Bonito do Iguaçu, a cooperação voluntária ganha traços de determinação e ameniza a vulnerabilidade das vítimas. O município da Região Centro-Sul do Paraná foi devastado por um tornado na última sexta-feira (7), e a situação motivou campanhas de arrecadação de itens de primeira necessidade para os mais de 13 mil habitantes.
Em Paranavaí a ação é coordenada pela Defesa Civil. Nesta segunda-feira (10), primeiro dia de mobilização, a equipe recebeu aproximadamente 1.000 itens: roupas, fraldas infantis e geriátricas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, garrafas de água mineral, pacotes de ração animal e mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis.
As doações estão concentradas no quartel da 5ª Companhia Independente de Bombeiro de Paranavaí. Assim que o volume for suficiente para preencher um caminhão de carga, tudo será levado para Rio Bonito do Iguaçu.

Foto: Ivan Fuquini
A logística é organizada de forma conjunta com participação do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Todos os donativos são catalogados e separados por categorias. Quando chegarem ao destino, passarão por nova triagem da Defesa Civil do Paraná para posterior distribuição.
O guarda municipal de Paranavaí Marcelo Gomes de Souza enalteceu a iniciativa de empresas que encamparam a ideia e estão promovendo campanhas internas de arrecadação. Também falou de voluntários que disponibilizaram caminhões e se ofereceram para fazer o transporte até Rio Bonito do Iguaçu.

Foto: Ivan Fuquini
Por enquanto, não há prazo para a conclusão da ação solidária, a depender do processo de recuperação do município. Quando esse momento chegar, a Defesa Civil do Paraná fará os devidos comunicados. Até lá, toda ajuda é bem-vinda, diz Souza. A preferência é por itens de higiene pessoal e alimentos que não requerem preparo, por exemplo, biscoitos, pães e leite.
Tornados
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou a passagem de três tornados pelo estado na última sexta-feira. Além de Rio Bonito do Iguaçu, foram atingidos os municípios de Turvo e Guarapuava. Até a tarde desta segunda-feira, outras situações estavam sob análise.
De acordo com o Simepar, as condições atmosféricas — com grande aporte de calor e umidade, além da intensificação e mudança na direção dos ventos com a altura — criaram um ambiente favorável à formação de tempestades severas e tornados.
Em Rio Bonito do Iguaçu, o tornado de categoria F3 na escala Fujita provocou ventos estimados entre 300 e 330 quilômetros por hora. Em Guarapuava Turvo, a intensidade foi classificada como F2, com a velocidade dos ventos alcançando, respectivamente, 250 e 200 quilômetros por hora.
Serviço
A 5ª Companhia Independente de Bombeiro de Paranavaí fica na Rua John Kennedy, 565, Jardim Iguaçu.

































