A Prefeitura de Paranavaí confirmou, ontem, mais duas mortes por Covid-19. Ao longo de 2022, já foram atestados seis óbitos por complicações da doença; desde o início da pandemia, em março de 2020, 320 pessoas morreram.
A confirmação mais recente foi divulgada à tarde, um homem de 90 anos que estava internado na Unidade de Pronto Atendimento e tinha comorbidades associadas. Ele morreu no dia 18 de janeiro, mas somente ontem os resultados de exames foram conhecidos.
Pela manhã, a Prefeitura de Paranavaí havia informado o óbito de uma mulher de 71 anos. A paciente estava internada na Santa Casa e tinha comorbidades.
As outras mortes registradas ao longo deste ano foram: um homem de 89 anos, no dia 19 de janeiro; uma mulher de 73 anos; no dia 28 de janeiro; uma mulher de 63 anos, no dia 26 de janeiro; e um homem de 92 anos, no dia 20 de janeiro.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, pode haver diferença entre o dia do óbito e a data de confirmação, na maioria das vezes porque o paciente morreu ainda em suspeita, sem ter o resultado do teste para Covid-19. Quando a pessoa está internada fora do município, a demora é explicada pela necessidade de lançar as informações no sistema da Vigilância em Saúde.
Mortes na pandemia – A primeira paciente de Paranavaí a morrer por complicações da doença foi uma mulher de 40 anos. Ela estava internada na Ala Covid da Santa Casa e morreu no dia 7 de abril de 2020, com o resultado positivo para coronavírus sendo liberado no dia 14 do mesmo mês.
Mais uma pessoa morreu em abril de 2020, quatro em maio, uma em junho, três em julho, três em agosto, três em setembro, duas em outubro, cinco em novembro e 12 em dezembro. O ano foi marcado por 25 óbitos.
O número cresceu de maneira assustadora em 2021. Foram 12 mortes em janeiro, 25 em fevereiro, 43 em março, 48 em abril, 39 em maio, 51 em junho, 30 no mês de julho, cinco em agosto, 13 em setembro, nove em outubro, três em novembro e uma em dezembro. Ao todo, Paranavaí teve 279 óbitos no ano passado.