(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Fiman foi realizada em Paranavaí
Fiman foi realizada em Paranavaí

PESQUISA

Paranavaí avança na implantação do Polo de Mandioca e do Parque Tecnológico Agro + I

Paraná é líder nacional na produção de mandioca destinada à indústria, especialmente para fabricação de fécula e farinha

Paranavaí está consolidando sua posição como referência nacional em inovação para a cadeia produtiva da mandioca. Durante a 4ª Fiman foi celebrado um convênio entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Cetem – Centro Tecnológico da Mandioca – e a Prefeitura de Paranavaí, reforçando o avanço na implantação do Polo da Mandioca e do Parque Tecnológico Agro + I.

O programa integrado busca modernizar, integrar e valorizar toda a cadeia produtiva da mandioca no Noroeste do Paraná, com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade. A iniciativa prevê ações de capacitação aos produtores, pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico, integração entre indústria, produtores e centros de pesquisa, além da implantação de estruturas voltadas ao fomento científico e à agregação de valor.
O Paraná segue líder nacional na produção de mandioca destinada à indústria, especialmente para fabricação de fécula e farinha. Em 2024, a projeção estadual alcançou 3,69 milhões de toneladas, um crescimento de 6% em relação às 3,49 milhões de toneladas colhidas em 2023. A área plantada chegou a 139,6 mil hectares, com produtividade média de 26,4 toneladas por hectare — números que reforçam a força da Região de Paranavaí como principal polo produtivo do estado.
A diversidade territorial do Paraná também fortalece a cadeia, permitindo atender desde grandes indústrias até o consumo local. No Noroeste, onde se concentra o epicentro produtivo, a mandioca desempenha papel econômico e social estratégico, com forte participação da agricultura familiar e de indústrias fecularias.

Autoridades estaduais e lideranças do setor produtivo participam de agenda técnica na IV Fiman
Inovação e pesquisa como motores do desenvolvimento

O projeto estruturante do Polo de Mandioca e do Parque Tecnológico Agro + I inclui:
• Caracterização e estruturação da cadeia produtiva 
• Fortalecimento da produção e capacitação técnica dos produtores 
• Implantação de infraestrutura para pesquisa aplicada e inovação 
• Desenvolvimento de novas tecnologias para aumento de produtividade, qualidade e diversificação 
• Validação de processos em escala piloto. 
O avanço das ações conta com participação direta de instituições locais e estaduais, como a Prefeitura de Paranavaí, Sindicato Rural, Cetem, universidades, Tecpar, Seti, empresa Podium, além de técnicos, pesquisadores e produtores. O projeto no valor de R$ 1.500.000,00 foi elaborado e negociado através na pessoa do engenheiro químico Mário Bracht e do consultor José Borghetti de Curitiba.

Compartilhe: