A frente fria que passou pelo Paraná na quinta-feira (17) trouxe um volume baixo de chuva em algumas regiões do Oeste, Sudoeste e Sul do Estado, e logo depois dela uma massa de ar frio e seco chegou. As temperaturas caíram gradativamente e nesta sexta (18) o amanhecer foi ainda mais gelado em praticamente todas as regiões paranaenses: 16 cidades registraram as temperaturas mínimas mais baixas do mês, entre elas Paranavaí. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fim de semana segue assim: amanhecer gelado e predomínio de sol.
Na quinta feira (17) ocorreu temperatura mínima invertida, ou seja, as menores temperaturas do dia foram registradas a noite, e não no amanhecer, justamente por conta da chegada da massa de ar frio ao longo do dia.
Nesta sexta-feira (18) o dia amanheceu com temperaturas abaixo de 10°C em praticamente todo o Estado, com exceção do Norte Pioneiro e do Litoral – que terão o mesmo resfriamento ainda ao longo do dia. Em Paranavaí, a mínima chegou a 6,4°C.
“Em média, o dia começou com temperaturas entre 5°C e 6°C medidas nos termômetros, mas o vento tem contribuído para deixar a sensação térmica num valor em torno de até 4°C abaixo desses valores. E mesmo ao longo da sexta-feira não esquenta muito. As temperaturas máximas não ultrapassam a casa de 20°C em grande parte do Paraná”, ressalta Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Apesar do resfriamento, nenhuma cidade registrou temperaturas mínimas mais baixas que as dos dias 24 e 25 de junho, quando praticamente todo o estado teve as menores temperaturas do ano até o momento. Ainda assim, 16 cidades tiveram o amanhecer mais frio do mês de julho: Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Cianorte, Cornélio Procópio, Guaíra, Loanda, Londrina, Maringá, Palmital, Palotina, Paranavaí, Toledo, Ubiratã e Umuarama.

FIM DE SEMANA
No fim de semana a massa de ar frio segue sobre o Paraná, mantendo as temperaturas abaixo de 10°C no amanhecer. “O frio será mais concentrado entre o Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba, principalmente no sábado. O risco de geadas não é muito alto, mas persiste pelo menos nessas áreas, com geada fraca e bem pontual em áreas abrigadas ao vento e fundos de vale”, explica Jacobsen.
A tarde o sol predomina e as temperaturas ficam mais agradáveis. No sábado (19), a previsão é que a mínima seja novamente de 9°C em Paranavaí, com máxima de 24°C. No domingo (20) o tempo esquenta e as temperaturas deverão variar entre 11°C e 25°C.
“No domingo aumentam um pouco os valores de temperatura, mas a sensação de frio no amanhecer segue presente em boa parte do estado. Há possibilidade de formação de nevoeiros em mais pontos destas áreas onde faz mais frio, entre o Sul, Centro e Leste paranaenses. Não há previsão de chuva. Apenas aumenta um pouco a quantidade de nuvens entre a Serra do Mar e o Litoral”, ressalta Jacobsen.
Na próxima semana as temperaturas continuam a subir e o destaque será a amplitude térmica, com temperaturas amenas ao amanhecer, e temperaturas mais elevadas a tarde.